Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Domingo de Ramos: Jesus entra em Jerusalém aclamado pelo povo

14.4.19

/ por casinhas agreste
Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa (Foto: Reprodução/ Arquivo/ Aroeiras PB -  Portal Casinhas Agreste)

Domingo de Ramos: Jesus entra em Jerusalém aclamado pelo povo; entenda
Semana se inicia neste domingo (14), chamado Domingo de Ramos, e termina com a ressurreição, que ocorre no Domingo de Páscoa

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra o Mistério Pascal, em que a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo são relembradas e refletidas pelos cristãos. A semana se inicia neste domingo (14), chamado Domingo de Ramos, e termina com a ressurreição, que ocorre no Domingo de Páscoa.

Para ajudar a entender melhor o que cada dia da Semana Santa representa para a Igreja Católica, o Portal Correio começa a explicar, neste domingo (14), a importância desses dias e o que é celebrado nas missas durante o período. Entenda abaixo o que significa o Domingo de Ramos.

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro e estava maravilhado.

Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo aclamava o “Rei dos Judeus”, exclamava “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”, e assim Jesus entrava triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei inveja, desconfiança e medo de perder o poder. A partir desse dia, começa então uma trama para condenar Jesus à morte.

Dessa forma, o Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que o homenageou, motivada por seus milagres, viraria as costas a ele e muitos pediriam a Sua morte.

Os ramos lembram o batismo
Segundo os católicos, os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos fazem lembrar aos cristãos que eles são batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja e defensores da fé católica.

De acordo com o professor Felipe Aquino, da Canção Nova, o Domingo de Ramos ensina aos cristãos que seguir o Cristo é renunciar a si mesmo, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho. “Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo”, diz.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados