Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Com transmissões ao vivo, o Projeto a Hora da Poesia é inédito na Escola Municipal Antônio Francisco de Paula, no Sítio Bengalas, em Casinhas

2.4.19

/ por casinhas agreste

A escola Antônio Francisco de Paula, situada no Sítio Bengalas, na zona rural de Casinhas, cidade que fica no Agreste de Pernambuco, vêm ganhando destaque na região através de um projeto que trabalha a poesia na sala de aula como também nas mídias sociais.
Segundo o escritor Ferreira Gulla: É preciso oferecer poesia desde a infância, além de outros livros, que tornem a leitura mais agradável e a transforme num hábito. É importante incentivar as crianças desde cedo a conhecerem este universo poético e apresentar-lhes livros que despertem o prazer à leitura e à escrita.


O projeto A Hora da Poesia destaca a participação de alunos e professores em transmissões ao vivo no Facebook com alunos do 1º ao 5º ano.Confira abaixo os vídeos feitos pelos alunos durante as apresentações do projeto de poesia da escola. Aperte o play e assista:


As apresentações foram feitas ao vivo na página oficial da escola. Confira algumas imagens das apresentações:
Apresentação das turmas 3° e 4° ano, professoras Patrícia Karla e Vânia Maria
Apresentação do 5° ano, professora Amanda De Paula


A Porta de Vinicius de Moraes 
Girassol de Vinicius de Moraes 
Isso ou aquilo de Cecília Meireles
( 5° ano)

O Convite de José Paulo Paes (3° ano)
Direitos da criança  de Ruth Rocha. (4° ano)

Pano encantado: Apresentação da Equipe da Biblioteca. Marinalva Cabral e Valquíria Alves. Apresentações do 1° e 2° ano, professoras Ritta Kássia e Ana Cristina Aguiar Queiroz
Você é um cidadão um mundo muito bom, você faz a diferença 1º ano
AS Borboletas de Vinicius de Moraes (2° ano)

A poesia acalma e ao mesmo tempo nos instiga à sua interpretação.
Ler poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de auto-ajuda, segundo um estudo da Universidade de Liverpool. Isto acontece por que a leitura da poesia afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas.
De forma descontraída e incomum, a poesia em sala de aula, estimula a aprendizagem: leitura, interpretação, criação e reflexão, despertando nossas emoções. Isto, por que os textos poéticos exigem muitos cuidados quanto à leitura no que diz respeito aos significados das palavras e a pontuação, o que faz com que o aluno exercite mais a sua mente, desenvolvendo e enriquecendo o seu vocabulário gradativamente.





















Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados