Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim comemora a Festa do Padroeiro São José com procissão e missa

19.3.19

/ por casinhas agreste

A cidade de Surubim, festeja nesta terça feira (19), a Festa do Padroeiro São José, as festividades iniciaram no dia 10 de março e termina hoje, terça feira, dia do Glorioso São José. Durante o novenário aconteceram apresentações culturais locais, Shows católicos, missas e novenários, tudo organizado pela Paróquia.  A programação de hoje, teve início às 06:00 horas da manhã com o repique de sinos e alvorada festiva, às 07:00 horas aconteceu a primeira missa do dia presidida pelo Padre Cleiton. Já às 10 horas, foi celebrada a Solene Celebração Eucarística presidida pelo Padre Pedro.
No período da tarde, a celebração Eucarística acontece às 15h30  na Matriz de São José (antes da procissão), e em seguida sairemos em procissão percorrendo as principais ruas da cidade. Confira as principais ruas por onde passará a procissão do Glorioso São José:
Rua Estácio Coimbra, Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Urbano Vieira, Paulo Afonso, João Batista, Euclides Mota, Agamenon Magalhães, São Sebastião, João Bernardo, João Estanislau, Oscar Loureiro, Maria Barbosa, Cônego Benígno Lira, 15 de Novembro e Monsenhor Ferreira Lima. 
Chuvas
São José é considerado o padroeiro dos agricultores. Diz a tradição que se chover neste dia, o ano sera frutífero e a safra será boa
O dia 19 de março, dia de São José, marca uma tradição nordestina. É dia de plantar o milho que será consumido nas festas de São João, em junho. São José é considerado o padroeiro dos agricultores. Diz a tradição que se chover neste dia, o ano sera frutífero e a safra será boa.
Segundo a APAC, os agricultores podem ficar aliviados, já que a previsão do tempo aponta para chuvas de intensidade fraca a moderada (entre 20 e 40 mm) em todo o estado nesta terça-feira (19).
Além de Surubim, outras cidades de Pernambuco comemoram a Festa do Santo Padroeiro, No Sertão do estado, São José é padroeiro de Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. No Grande Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro.
A Paróquia de São José foi criada em 6 de junho de 1881, no pontificado do papa Leão XIII, pelo bispo de Olinda, dom Manoel dos Santos Pereira, atendendo a solicitação de moradores e líderes políticos da época, como o Coronel Dídimo Carneiro da Cunha.  A paróquia foi instalada em 1885 e recebeu o primeiro pároco, o padre Antônio Alves, em 1888.
São José Padroeiro de Surubim - História
“Tinha-se como referência o ano de 1888 como marco de fundação, mas depois de uma pesquisa mais aprofundada no arquivo da antiga Diocese de Olinda, da qual Surubim fazia parte, descobrimos que a paróquia foi realmente instituída em 1881, tendo portanto, 137 anos de criação. 1888 foi o ano de chegada do primeiro padre. Como já tínhamos todo o material gráfico pronto e há algum tempo a comunidade vinha se preparando para comemorar os 130 anos, como estava sendo divulgado, decidimos continuar”, explica o padre Artur Alexandre.
A história de São José
São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.
São José na História da Salvação
São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento
Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.
O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. Com efeito, o anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, A sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.

Oração ao Padroeiro São José

São José, alegres louvamos teu exemplo
de doação paternal ao nosso amado Jesus.
Homem da obediência e do silêncio,
ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos
nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.

Não nos desamparai nas quedas,
e assim, como não deixastes Jesus abandonado,
caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.

Nas angustias, ouvi-nos;
nos perigos, defendei-nos;
na dor, fortificai-nos;
na tristeza, dai-nos esperança;
nas tempestades, acalmai-nos!

Castíssimo São José,
ensinai-nos a zelar pela nossa família
com amor constante e cuidado diário.
Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,
e acompanhai-nos com vossa constante proteção.
Amém!
.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados