Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

‘Laranjal’ do PSL em Pernambuco: Polícia Federal é autorizada pelo TRE a abrir inquérito

7.3.19

/ por casinhas agreste

A Polícia Federal em Pernambuco informou, nesta quinta-feira (7), que já conta com autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE) para instauração de inquérito policial e consequente investigação do caso envolvendo supostas irregularidades na aplicação de recursos de fundo partidário do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a PF, nenhuma informação será repassada sobre as investigações que estão em curso. O inquérito deve ocorrer nesses dias. A investigação apura a suspeita da candidatura a deputada federal no ano passado da secretária administrativa do PSL em Pernambuco, Maria de Lourdes Paixão, ter sido “laranja”. Ela recebeu R$ 400 mil de contribuição da direção nacional do partido de Bolsonaro, mas só recebeu 274 votos. O valor é semelhante ao que foi repassado à campanha do presidente, que foi de R$433.346,73.

O dinheiro foi enviado, segundo matéria do jornal da Folha de São Paulo, no dia 3 de outubro, quatro dias antes da eleição. Desse total, Lourdes Paixão gastou 95% em uma gráfica para a impressão de 9 milhões de santinhos e cerca de 1,7 milhão de adesivos. O jornal informou na reportagem que visitou os endereços informados pela gráfica na nota fiscal e na Receita Federal e não encontrou sinais de que estivesse funcionando durante a eleição, quando houve o contrato. À reportagem, o presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar, – disse que o responsável pelos repasse foi o ex-ministro da Secretária-Geral da Presidência Gustavo Bebianno, que à época comandava o partido.

Questionada pelo jornal, a candidata não informou o motivo do repasse e de ter sido escolhida para disputar o cargo. Além disso, afirmou não se lembrar do nome do contador que aparece na declaração. “Recebi um valor expressivo do partido, mas acontece que quando eu vim a receber já era campanha final, entendeu, e não deu tempo para eu meu expandir”, disse. 

Sátira
Ao lado de amigos, o professor estadual Luis Carlos, filiado ao PT, aproveita o Galo da Madrugada para fazer ironia com as denúncias contra o partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Olha a laranja do Bolsonaro, é 17, cadê o Queiroz?”, dizia aos passantes que acompanhavam o tradicional bloco de Carnaval pelo centro do Recife.

O nome do presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar, também foi citado na mesma brincadeira.

“Queremos o Lula Livre”, explicou depois o professor da rede do Estado.



Ele disse que a fantasia era um protesto e uma forma de irreverência.

“O Carnaval nos dá essa liberdade. E nessa liberdade estamos expressando a nossa indignação pela nossa Pátria. A nossa democracia está em risco, depois de terem retirado uma presidenta eleita, honesta, sem nenhuma comprovação de provas, enquanto o Brasil está derramado em corrupção, em laranjas”.

O professor da rede estadual criticou ainda o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sem citar o nome dele. “O ministro da Justiça está de olhos fechados e temos uma Justiça que não está funcionando”, declarou.

Ele disse que era a primeira vez que estava lançando mão de uma fantasia política para protestar politicamente.

Bernadete Perez, de 44 anos, médica, disse que o protesto era uma forma de  ‘resistência’.

“É a nossa forma de ser feliz”, afirmou a eleitora de Guilherme Bolos no primeiro turno e Fernando Haddad no segundo turno.

No clima do frevo, ela disse que já veio para o Carnaval fantasiada de “empatando sua vista, contra Eduardo Campos”. O bloco citado pela ativista do PSOL buscava constranger o ex-governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, pela aprovação de um projeto imobiliário na capital pernambucana.


2/4
Foto : Brenda Alcântara/ JC Imagem

AnteriorPróximo
Depoimento 
Maria de Lourdes já prestou depoimento à PF após a oitiva ter sido remarcada. Após ser ouvida, o seu advogado Ademar Rigueira disse a jornalistas que a saúde da mãe da candidata afetou diretamente a campanha da secretária do PSL. Ela teve um grande problema que foi o estado de saúde da mãe dela, que se internou, e perto da campanha ficou em home care na casa dela. E logo depois da campanha, a mãe faleceu. E isso desestimulou”, explicou o advogado.

Ademar ainda explicou que o repasse feito quatro dias antes da eleição foi um dos principais fatores para a falta de visibilidade da campanha. “Uma ação discutida no Supremo estava estudando essa possibilidade, mas o Supremo só veio decidir isso muito próximo a campanha. Isso dificultou muito a campanha dela”, completou.

Quando questionado sobre onde era localizada a gráfica e por que não foi encontrado as máquinas de impressão no local, Ademar ressaltou que houve mudanças de localização e faltou comunicação sobre isso.

“A gráfica existe e aí foi um grande equívoco de reportagem que saiu. Eu não sei a precisão o endereço da gráfica, mas ela é extremamente conhecida, ela presta serviço ao Ministério Público do Estado. No próprio inquérito aqui já está relacionado em diversas instituições federais que prestam serviço nessa gráfica. Você chegou a ver o material da campanha de Bolsonaro aqui em Pernambuco? De Luciano Bivar? Acredito que ninguém viu. E isso foi distribuído”, questionou aos jornalistas presentes no local.

O advogado ainda acrescenta que a gráfica chegou a realizar campanhas de diversos deputados do estado de Pernambuco. “A gráfica existe. Ela é grande, prestou serviço na campanha de vários deputados aqui de Pernambuco, basta ver no site do Tribunal Eleitoral de Pernambuco”, acrescentou.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados