Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

CHUVAS: Dia de São José marca tradição de plantio do milho para o São João

19.3.19

/ por casinhas agreste

São José é considerado o padroeiro dos agricultores. Diz a tradição que se chover neste dia, o ano sera frutífero e a safra será boa
Redação OP9

O dia 19 de março, dia de São José, marca uma tradição nordestina. É dia de plantar o milho que será consumido nas festas de São João, em junho. São José é considerado o padroeiro dos agricultores. Diz a tradição que se chover neste dia, o ano sera frutífero e a safra será boa.

Geralmente, o dia 19 de março é propício às chuvas em Pernambuco, especialmente na região do semi-árido. E há uma razão científica para isso. “Normalmente há o fato de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estar mais ao sul nessa época, o que acaba causando as chuvas. A ZCIT tem uma variação sazonal, de norte a sul, e quando o hemisfério sul está aquecido ela acaba migrando para lá”, explica a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Edivânia Santos.

Segundo a APAC, os agricultores podem ficar aliviados, já que a previsão do tempo aponta para chuvas de intensidade fraca a moderada (entre 20 e 40 mm) em todo o estado nesta terça-feira (19).

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados