Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Bebianno diz a aliados que não vai se demitir até falar com Bolsonaro

14.2.19

/ por casinhas agreste

Bebianno diz a aliados que não vai se demitir até falar com Bolsonaro

A aliados, Bebianno disse que permaneceria em silêncio sobre o caso, e foi aconselhado a falar pessoalmente com Bolsonaro para medir a temperatura do problema

Folhapress 
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Após ter sido desmentido publicamente pelo presidente, o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, disse a aliados que não vai pedir demissão do cargo e que só decidirá seu futuro após ter uma conversa com Jair Bolsonaro.

Há uma expectativa dele de que um encontro ocorra nesta quinta-feira (14), embora não haja previsão em agenda. Bebianno teve frustrados seus planos de se reunir na quarta (13) com o presidente. Bolsonaro voltou de São Paulo à tarde, onde esteve internado por 17 dias no hospital Albert Einstein.

A aliados, Bebianno disse que permaneceria em silêncio sobre o caso, e foi aconselhado a falar pessoalmente com Bolsonaro para medir a temperatura do problema. Ele espera um momento em que o presidente não esteja na presença do filho. 

Leia também:
Bolsonaro manda PF investigar laranjas e diz que Bebianno pode 'voltar às origens'
Carlos Bolsonaro diz que Bebianno mentiu sobre conversas com seu pai

O chefe da Secretaria-Geral ficou no escuro desde que o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), um dos filhos do presidente, escreveu na quarta que o ministro mentiu ao dizer que havia conversado por três vezes com seu pai no dia anterior. A publicação foi feita quando Bolsonaro estava em trânsito para Brasília. 

"Ontem estive 24h do dia ao lado do meu pai e afirmo: 'É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano [sic] que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista'." 

Na sequência, Carlos divulgou um áudio de Bolsonaro falando a um interlocutor chamado "Gustavo" e que não poderia falar por estar no hospital.

A postagem foi replicada pelo presidente nas redes sociais. Na noite de quarta, foi ao ar uma entrevista de Bolsonaro à TV Record na qual ele fala que Bebianno mentiu sobre as conversas. Oficialmente, o Palácio do Planalto não vai comentar o assunto e assessores do presidente dizem que a ordem é tentar transparecer normalidade do governo.

Nos bastidores, o episódio incomoda ministros e parlamentares - inclusive desafetos de Bebianno - que veem no gesto do presidente uma deslealdade a um de seus aliados mais próximos no período de campanha. A presença constante de Carlos ao lado de Bolsonaro também gera apreensões de que outros auxiliares possam ser futuramente alvo de retaliações.

Há uma ala da bancada do PSL bastante descontente com a ação de Carlos. Parlamentares ouvidos pela reportagem dizem que ao expor o ministro o filho do presidente só desgasta o governo, e que ele não é um eleitor comum para que fique usando as redes sociais para criticar quadros do Planalto.

O apoio a Bebianno não é consenso na bancada do PSL na Câmara e há quem torça por sua queda por desafetos dos tempos da corrida eleitoral. O chefe da Secretaria-Geral, porém, tem apoio de parlamentares de outros partidos e conta com a simpatia do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Logo depois de chegar em Brasília, na quarta, Bolsonaro recebeu três ministros: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Heleno (GSI) e Fernando Azevedo (Defesa). 

Na manhã desta quinta, os três têm uma reunião com Bebianno no Planalto. A assessoria nega que haja relação entre os fatos e diz que o encontro já havia sido marcado para tratar de "assuntos internacionais". Participam da agenda ainda o chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, e o chanceler, Ernesto Araújo.

Antes do encontro, Santos Cruz disse que "qualquer problema sobre isso [crise com Bebianno] tem que ser resolvido". Ele se reuniu com Bolsonaro no Palácio da Alvorada pela manhã, mas Cruz negou que ter tratado sobre o tema com o presidente.

Ainda em recuperação de uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal, Bolsonaro deve seguir despachando do Alvorada até o fim da semana. Nesta quinta, ele tem uma agenda com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) para discutir a proposta da reforma da Previdência. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados