Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Toffoli inclui nome de Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria

25.9.18

/ por casinhas agreste

Feito de aço, o livro fica guardado no Panteão da Pátria, em Brasília, e reúne nomes de figuras ilustres da história do Brasil. Inclusão do ex-governador de Pernambuco foi aprovada pelo Congresso.
Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília

Ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes foi um dos grandes líderes da esquerda brasileira; ele faleceu em 2005, quando era deputado federal — Foto: Arquivo pessoal

O presidente da República em exercício, Dias Toffoli, sancionou nesta terça-feira (25) projeto de lei que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria.

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Toffoli assumiu temporariamente o Palácio do Planalto em razão da viagem do presidente Michel Temer aos Estados Unidos.

Feito de aço, o livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O panteão é um memorial cívico dedicado a figuras ilustres da história do país. O primeiro a ter seu nome inserido no livro foi o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

Para que um novo nome seja incluído no livro, o Senado e a Câmara dos Deputados precisam aprovar uma lei.

Também estão no livro nomes como Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Chico Mendes, Santos Dumont, Getúlio Vargas, Heitor Villa-Lobos, Leonel Brizola, Zuzu Angel, Machado de Assis e Anita Garibaldi, entre outros.

Trajetória
Nascido em Araripe (CE), Miguel Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos.

Em 1964, no seu primeiro mandado como governador, foi deposto pela ditadura militar, ficou preso por quase um ano e depois se exilou na Argélia, onde permaneceu por 14 anos.

Um dos principais quadros do PMDB e, posteriormente, do PSB, o político é uma das principais referências da esquerda no Brasil. Arraes morreu aos 88 anos, em 2005, no exercício do seu mandato no Congresso Nacional.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados