Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Seu "Antônio do Bolo", o casinhense completa 48 anos de feira em Aroeiras

23.6.18

/ por casinhas agreste

Seu Antônio Gonçalo, ou “Antônio do bolo” como é conhecido em Casinhas e em Aroeiras onde comercializa o bolo há 48 anos. A sua história começou no início da década de 70 quando a cidade ainda dava os primeiros passos na feira popular. Nos primórdios, Antônio Gonçalo, nascido no Sítio Montado, zona rural de Casinhas onde vive até hoje, foi pioneiro no comércio de bolo artesanal na sua localidade. O produtor rural possuiu uma propriedade chamados de roçados onde é cultivado a mandioca para em seguida extrair a farinha de mandioca, a goma e a massa. 
O bolo é produzido em uma mini fábrica que fica em sua residência, onde a produção é confeccionada vendida na feira de Aroeiras e região. Conhecido em Aroeiras como “Antônio do Bolo”, o popular mantém a seriedade, a perseverança e um dos homens mais considerados da região de Casinhas no Estado de Pernambuco e também em Aroeiras onde fez uma larga e estimável amizade. Pai de família, grande amigo, uma pessoa simples, e com uma capacidade de diálogo impressionante. Antônio Gonçalo é uma verdadeira enciclopédia no conhecimento histórico político social das cidades de Surubim, Casinhas, Umbuzeiro  e Aroeiras. 
Foto: Aroeiras madeira Guerreira
Em conversa com Seu Antônio, nos confidenciou que "na época a demanda era muito grande, Aroeiras ainda era uma cidade pequena, poucas ruas e um comércio ainda em fase de crescimento, não havia mini mercados, supermercados, tudo era vendido na feira. As pessoas não perdiam uma feira". Disse.
Seu Antônio ainda adiantou que além da cidade, o bolo era vendido na zona rural de Aroeiras, em sua Pickup  lotada, percorria grande parte dos sítios, mais nunca deixou de perder um sábado de feira. O Banco de Feira de Seu Antônio fica localizado no centro da cidade aos sábados, próximo ao mercado de carne. 
No final da manhã deste sábado (23), o Blog Casinhas Agreste através do Professor Edmilson encontrou o comerciante e prestou a homenagem a Seu Antônio Gonçalo que estava acompanhado de sua filha Célia e seu neto César que dá continuidade a destacada missão de Seu Antônio do Bolo em Aroeiras. 
Na linhagem familiar, a família Gonçalo é uma das famílias mais tradicionais de Casinhas, conhecida no meio empresarial, atualmente a família mantêm a tradição no comércio na região de Casinhas e Surubim. 

A minha homenagem a Antônio Gonçalo, “falo emocionado, Ele sempre foi meu grande amigo e do meu avô seu  Mídio Arruda, de onde eram companheiros inseparáveis, com a morte do meu avô, essa amizade continuou com o meu pai, com a morte de meu pai, nós, mantemos essa amizade respeitosa para sempre . Devo muito a Seu Antônio Gonçalo por tudo que ele fez por mim e minha família. Quando criança sofri um acidente em uma bicicleta, mais foi seu Antônio Gonçalo em sua tradicional pick-up que me socorreu e levando ao hospital São Luiz em Surubim. 
A história desse homem merece largas páginas por tudo que ele fez na nossa região no meio comercial e econômico. A começar pelo pai de família honesto e sábio, seguro nas palavras e competente conselheiro do povo da minha terra. Parabéns Seu Antônio Gonçalo por tudo que o Senhor fez e faz na nossa região.



Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados