Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Pernambuco, Mobilização de caminhoneiros entra no 8º dia no Grande Recife

28.5.18

/ por casinhas agreste

Governo garantiu frota, mas passageiros reclamam de demora dos ônibus. Ceasa sente reflexos da paralisação com estoque reduzido e menos clientes.
Por G1 PE e TV Globo


Motoristas dormem em filas para tentar abastecer carro no Recife
Caminhões continuam ocupando a BR-101, no Grande Recife, nesta segunda-feira (28), marcando o oitavo dia de mobilização dos caminhoneiros contra o preço do diesel. A mobilização é nacional. Na Região Metropolitana, faculdades e órgãos públicos suspenderam atividades. Mesmo com o anúncio de que 100% da frota de ônibus circularia nesta segunda, a equipe da TV Globo registrou reclamações sobre a demora dos coletivos.

Os caminhões ocupam faixas no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, próximo à fábrica da Vitarella, mas não impedem a passagem de ônibus e carros de passeio. Até as 7h, a Polícia Rodoviária Federal não havia atualizado os pontos de bloqueio parcial nas rodovias do estado.

Caminhões seguem estacionados às margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (28) (Foto: Thiago Augustto/TV Globo) Caminhões seguem estacionados às margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (28) (Foto: Thiago Augustto/TV Globo)

A equipe da TV Globo esteve em uma parada na Avenida Beberibe, no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, por volta das 6h, e havia passageiros esperando há 30 minutos por uma viagem ao Centro, quando o habitual é de 10 a 15 minutos.

Ainda continuam as filas nos postos de combustíveis na Região Metropolitana. Algumas pessoas chegaram a dormir nas filas para garantir o abastecimento dos carros, em Olinda. Em outros pontos, havia motoristas aguardando desde o sábado (26) para conseguir combustível.

Veja os principais reflexos da paralisação no estado:

Metrô
O Metrô do Recife também anunciou que iria funcionar em horário normal, nesta segunda, das 5h às 23h. Após dois dias sem combustível, o Aeroporto do Recife saiu da lista da Infraero de terminais aéreos desabastecidos no país, no domingo (27). Mesmo assim, nesta segunda, há 16 voos cancelados, entre oito chegadas e oito partidas, no site da Infraero.

Ainda continuam as filas nos postos de combustíveis na Região Metropolitana. Algumas pessoas chegaram a dormir nas filas para garantir o abastecimento dos carros.

Alimentos
O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa/PE) informou, nesta segunda, que não registra falta alimentos. No entanto, feirantes ainda reclamam dos transtornos causados pela paralisação.

Dos 540 caminhões previstos para abastecer o centro logístico, nesta segunda, chegaram 185 até as 6h30. Os comerciantes também notaram que menos clientes estão se dirigindo ao local e alimentos perecíveis, como fruas, estão apodrecendo.

Educação
As aulas e o expediente administrativo, suspensos desde quarta (23), continuam cancelados nos três campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos 15 campi da Universidade de Pernambuco (UPE) e também na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). Os hospitais ligados às intituições de ensino mantêm o funcionamento normal.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), a Universo e a Faculdade de Olinda (Focca) também suspenderam as aulas. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) suspendeu as aulas nos seus 16 campi nessa data para “minimizar os transtornos para servidores e estudantes” causados pelo desabastecimento de combustível.

Escolas
As aulas da rede estadual de ensino de Pernambuco estão mantidas na segunda (28), de acordo com o governo do estado. A Prefeitura do Recife também mantém o funcionamento normal das unidades de ensino administradas pelo município.

Nas escolas da rede municipal de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes, ambas no Grande Recife, as aulas estão suspensas nesta segunda (28). Essas duas cidades do Grande Recife decretaram situação de emergência e reduziram serviços, como a coleta de lixo.

Repartições públicas
Câmara Municipal do Recife

Os vereadores da capital pernambucana tiveram suspenso o expediente na Câmara Municipal do Recife na segunda (28). Os eventos marcados e as reuniões programadas para esse dia serão realizados em novas datas.

TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) suspendeu o expediente de segunda (28) em função dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros. Segundo o Tribunal de Contas, os prazos processuais continuam prorrogados até que o expediente volte definitivamente à normalidade.

TRT

O expediente no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) nesta segunda (28) também está suspenso.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, ná área central do Recife (Foto: Arquivo/G1) Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, ná área central do Recife (Foto: Arquivo/G1)
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, ná área central do Recife (Foto: Arquivo/G1)
TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu expediente e os prazos judiciais e administrativos desta segunda (28) até quarta (30). Por meio de nota, o órgão informa que a suspensão é devido à “dificuldade de locomoção de magistrados e servidores, das partes e dos advogados” por conta do “movimento paredista da categoria de caminhoneiros em todo o Brasil”.

Durante esse período, o atendimento à população ocorre em regime de plantão, das 13h às 17h, em 15 polos no estado: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

“Demandas cíveis e criminais urgentes – como habeas corpus, comunicação de flagrante, mandados de segurança e medidas cautelares – serão atendidas”, traz o texto do TJPE.

MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) também suspendeu o expediente nesse dia. Segundo o órgão, os estagiários e servidores estão dispensados de suas atividades, exceto os que estão em teletrabalho.

A Procuradoria Geral da Justiça funciona com regime de plantão ministerial nessa data, com expediente das 13h às 17h. Segundo o órgão, a medida visa garantir a prestação de serviços e evitar prejuízo ao interesse da sociedade.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) prorrogou a suspensão do expediente da Justiça Eleitoral até quarta-feira (30) em todo o estado. A portaria assinada neste domingo (27) pelo presidente do órgão desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, "pode ser revogada a qualquer momento, em havendo o retorno à normalidade", segundo o órgão.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados