Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Programa Ganhe o Mundo faz primeiro embarque do ano. Estudante de Casinhas viaja para os Estados Unidos

6.1.18

/ por casinhas agreste

Em 2018, pela primeira vez, estudantes da Rede Estadual vão para intercâmbio na Alemanha

Portal FolhaPE, com informações de Diogo Cavalcante, da Folha 

Primeiro embarque do ano do Ganhe o Mundo
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Os Estados Unidos recebem, nesta sexta-feira (5), 41 alunos da Rede Estadual de Ensino, através do programa Ganhe o Mundo, iniciativa do Governo de Pernambuco. Esses meninos e meninas vão cursar um semestre do ensino médio em escolas de 18 estados americanos. Em 2018, serão ofertadas mais de 1.000 vagas em nove países diferentes - quatro deles de língua inglesa, quatro de língua espanhola e um de língua alemã, novidade deste ano.

O governador Paulo Câmara disse estar muito satisfeito de poder realizar o sonho dos jovens pernambucanos de fazer intercâmbio. "Estamos iniciando os embarques desse ano com esse grupo de 41 alunos que vai para os Estados Unidos e terão a oportunidade de estudar inglês, conhecer uma nova cultura, novas pessoas e voltarem mais determinados. Esses alunos são a prova que o estudo e a dedicação podem transformar vidas". 



O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, explicou esta etapa do projeto. "São 41 estudantes de vários municípios do Estado. Estamos iniciando nosso segundo ciclo de embarques, depois do primeiro que aconteceu entre o final de agosto e início de setembro. Já temos 600 alunos no exterior e vamos enviar mais 400. Esses 400 vão para Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Chile e, pela primeira vez, vamos também para a Colômbia. No dia 4 de fevereiro ainda teremos o embarque da primeira turma para a Alemanha".

As inscrições para a edição 2018 do programa são para os 25 mil estudantes matriculados no programa de segunda língua. Serão ao todo 1.085 vagas nas três modalidades do programa. Este ano, as vagas no Ganhe o Mundo Esportivo Musical aumentarão para 20, sendo 10 no Canadá e 10 na Espanha. O Ganhe o Mundo Esportivo oferecerá 25 vagas, cinco a mais que em 2017. 

A aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação do Recife Maria Luiza Menelau, de 16 anos, embarcou para o Kansas, nos Estados Unidos, com bastante expectativa. "Vou aproveitar essa experiência da melhor forma. Quero aprender a língua e a cultura deles e poder compartilhar a nossa também. Espero aprender e trazer o conhecimento de volta. Tenho estudado e me preparando mentalmente durante esse tempo".

A avó de Maria Luiza, Tânia Menelau, de 62 anos, disse ter bastante orgulho da neta. "A sensação de ver a Maria Luíza indo para o intercâmbio é a melhor possível, estou sem palavras. É de muita saudade, mas também de muito orgulho. Estou torcendo por ela nessa experiência única. Espero que ela traga muito aprendizado para enriquecer nosso Estado".

A superintendente do Ganhe o Mundo, Renata Serpa, traçou um panorama e histórico do projeto. "Desde 2012, quando realizamos o primeiro embarque, até hoje, mais de 6 mil alunos embarcaram para países de línguas inglesa e espanhola e este ano teremos como novidade o embarque para a Alemanha. Dos 184 municípios, temos turma do projeto de segunda língua em 180 deles. Para ter um bom aproveitamento nas matérias, ele precisa ir com um nível de língua intermediário", explicou Renata.






"Temos parceria atualmente com oito países, sendo quatro de língua inglesa - Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia - e quatro de língua espanhola - Chile, Argentina, Colômbia e Espanha. Além da Alemanha, que começaremos esse ano. Outros países nos procuraram para serem nossos parceiros. O embaixador da Irlanda já esteve aqui para conhecer o programa".


Estudante de Casinhas viaja para os Estados Unidos
Do Blog Mais Casinhas

Embarque de Josinadja Freitas e de outros intercambistas do Programa Ganhe o Mundo foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara

Josinadja Freitas e outros jovens intercambistas pernambucanos no Aeroporto do Recife: embarque foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara




A estudante Josinadja Freitas, moradora da comunidade de Areia de Chatinha, na Zona Rural do município de Casinhas, embarcou na manhã desta sexta-feira (5) com destino à cidade de Cleveland, no Tennessee, Estados Unidos. Ela é uma das selecionadas da última edição do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado. O embarque de Josinadja e de vários outros intercambistas pernambucanos para os EUA, no Aeroporto Internacional do Recife, foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara.



Foto: Facebook/Reprodução
"Fico feliz em saber que graças ao meu esforço na área da educação, criando, investindo e incentivando projetos como o Ganhe o Mundo, esses jovens cheios de esperança e potencial vão poder escolher qual futuro querem ter. Eles vão estudar e conhecer o mundo para voltarem mais preparados e focados nas coisas que todo jovem deveria querer: estudar e se preparar para a vida. Obrigado aos meninos e meninas que se empenharam em conseguir boas notas e valorizar a educação pública de Pernambuco, a colocando em primeiro lugar no Brasil. Só através da educação se constrói uma mudança profunda capaz de transformar a vida de cada um e a realidade de um país", declarou o governador.

Além de Josinadja, também viajam este mês as estudantes casinhenses Elizabete Cruz, moradora do Centro da cidade, (para Launceston, na Austrália), e Tacianne Lima, do Sítio Catolé, (para Timaru, na Nova Zelândia). Todas são alunas do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João XXIII. Na semana passada, as três jovens receberam um importante incentivo da Prefeitura de Casinhas, quando foram presenteadas com roupas, calçados e outros acessórios para viagem.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados