Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Saúde: Musculação é um grande aliado de quem deseja emagrecer

20.11.17

/ por casinhas agreste


Musculação é importante aliado na perda de gordura corporal, explica especialista (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
Ao contrário do que muitos pensam, musculação ajuda a emagrecer. A dica do bem de hoje é para desmistificar alguns pontos sobre o assunto. “Podemos destacar que a musculação é o exercício mais seguro que existe”, explica o profissional de educação física Manoel Costa, doutor em ciências do esporte.

Devemos entender que a perda de peso significa eliminar gordura corporal, e não meramente o peso corporal – aquele que vemos na balança. “Existem pessoas pesadas que são magras, como também há pessoas leves que são gordas. Peso não é o fator preponderante. O importante é a proporção de massa magra e massa gorda”, esclarece Costa.

Nesse sentido, a musculação é um importante aliado na redução de gordura corporal. “Temos duas formas de controlar a proporção de gordura corporal: uma é reduzindo a quantidade de gordura através da dieta e exercícios. Outra, mais eficiente ainda, é aumentando a massa magra. A musculação ajuda nisso”, defende.

REPOUSO

E mais: sabia que não emagrecemos apenas durante o exercício? “O gasto calórico no tempo de exercício é muito curto. A gente não emagrece enquanto faz exercício, e sim nos intervalos. Quanto mais massa magra você adquire, maior o gasto calórico em repouso”, explica Manoel Costa.

Ao fazer musculação, ganhamos massa magra. “A musculação acelera esse metabolismo de repouso. Enquanto repousamos, gastamos gordura corporal. O segredo é este: fazer com que a gente gaste o metabolismo de repouso, o momento em que estamos prioritariamente gastando gordura como fonte de energia”, conclui o especialista.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados