Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

CASINHAS: Escola Estadual EREM João XXIII consegue terceira colocação no IDPE

28.8.17

/ por casinhas agreste
 
Foto - Gestor EREM João XXIII Manoel Basílio da Silva Neto Casinhas PE
Governo do Estado anuncia os destaques do IDEPE 2016

 
Gestores, diretores de escola e prefeitos foram agraciados durante solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas.


Créditos: Gil Menezes

O clima era de expectativa entre gestores, professores e prefeitos de alguns municípios do Estado para o anúncio dos destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016. Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (28) pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação. A solenidade de premiação aconteceu na Sala das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.

Considerado o evento mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco, o IDEPE visa valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Divulgado anualmente, a realização da solenidade de premiação do IDEPE entrou no calendário do Governo do Estado em 2015, e desde então, é um momento esperado por todos os gestores estaduais e municipais de Pernambuco. O IDEPE 2016 premiou seis municípios, seis Gerências Regionais de Educação (GRE) e doze escolas.

Dos premiados, destaque para a Escola Estadual Dário Gomes de Lima, localizada no distrito de Fátima – zona rural do município de Flores, Sertão do Estado, que alcançou o primeiro lugar do Ensino Fundamental Anos Finais, com média 6,23, e do Ensino Médio, com média 6,80. Quem também se destacou com a Escola Estadual Professor Antônio Pedro de Aguiar, no distrito de Vila Matinadas – zona rural de Orobó, Agreste do Estado, que subiu do 3º lugar no ranking do Ensino Médio, em 2015, para o atual segundo lugar, alcançando média de 6,78. “É um trabalho grande de parceria entre a comunidade escolar, pais, estudantes e visitas técnicas, quando necessário. É um trabalho contínuo e o apoio que recebemos da Secretaria de Educação e da Gerência Regional é fundamental para o crescimento da nossa escola. Agora, é trabalhar para aumentar esta média e, quem sabe, ficarmos em primeiro lugar ano que vem”, diz Marcos André, gestor da Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar.

Para Ana Lúcia Xavier, gestora da Escola Dário Gomes de Lima, o alcance do primeiro lugar em duas categorias é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido na escola junto à comunidade. “Estou muito feliz com os resultados e confesso que fiquei surpresa com nossa escola em primeiro lugar nas duas categorias. Atribuo essa conquista ao compromisso de toda a minha equipe, entre professores, gestores e estudantes. Além disso, temos a comunidade que é super engajada em ajudar a nossa escola”, declara. Novidade deste ano, a categoria Gerências Regionais: maiores crescimentos no Ensino Médio contemplou a GRE Recife Sul pelo registro de 10,39% de crescimento no IDEPE. “Isso é resultado de muito trabalho e da importância do alinhamento das ações entre Secretaria de Educação, GRE e escolas, além do nosso monitoramento frequente junto à Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG. E, diante de tantos desafios que temos, registrar este crescimento é bastante significativo”, ressalta Marta Lira, gestora da GRE Recife Sul.

Antes de anunciar os premiados, o secretário de Educação, Fred Amancio, fez questão de enfatizar, mais uma vez, que Pernambuco foi o Estado que mais avançou na educação nos últimos anos. “Hoje, somos primeiro lugar no Ensino Médio e possuímos a menor taxa de abandono escolar do país”, destaca. “Neste ano, fico contente em anunciar que rompemos mais uma barreira que foi a de atingir a nota 4,1 no IDEPE. Nenhum Estado, no Brasil, jamais teve esta nota no Ensino Médio. Isso é fruto do trabalho de todas as pessoas que estão aqui presente. E isso só é possível graças a um trabalho que começa lá na educação infantil. E este prêmio não é apenas reconhecer o bom desempenho das nossas escolas da rede estadual e do trabalho das Gerências Regionais, mas também a dedicação dos municípios” completa.

“Estamos aqui hoje para, mais uma vez, reafirmar nossos valores, que são muito importantes nas transformações que estamos realizando em Pernambuco. A educação é a agenda do futuro, que faz com quem a gente prepare uma nova geração de pernambucanos. Sem educação, a agenda do presente nunca vai alcançar aquilo que pode alcançar. Por isso, sou muito otimista com todo o trabalho que estamos fazendo aqui no Estado, cuidando do futuro com uma educação de qualidade. Com todos esses avanços que Pernambuco vem registrando, eu não tenho dúvidas que iremos realizar o sonho do ex-governador Eduardo Campos em transformar a educação pública na escola de todos”, declara Paulo Câmara, governador de Pernambuco.

 Rede Municipal
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Município de Jucati (IDEPE 7,16)
2º Lugar: Município de Tuparetama (IDEPE 6,26)
3º Lugar: Município de Quixaba (IDEPE 6,16)
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Município de Brejinho (IDEPE 5,54)
2º Lugar: Município de Triunfo (IDEPE 5,14)
3º Lugar: Município de Quixaba (IDEPE 5,0)
Rede Estadual
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Escola Dário Gomes de Lima - Flores (IDEPE 6,23)
2º Lugar: Escola Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho – São José do Egito (IDEPE 6,13)
3º Lugar: Escola de Tomé Francisco da Silva – Quixaba (IDEPE 6,10)
Escolas parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)
1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,91)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE - Garanhuns (IDEPE 7,03)
3º Lugar: Colégio da Polícia Militar - Petrolina (IDEPE 6,71)
Ensino Médio
1º Lugar: Escola Dário Gomes de Lima - Flores (IDEPE 6,80)
2º Lugar: Escola Estadual Professor Antônio Pedro de Aguiar - Orobó (IDEPE 6,78)
3º Lugar: EREM João XXIII - Casinhas (IDEPE 6,69)
Escolas parceiras (Ensino Médio)
1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,28)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 5,88)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professor Chaves - UPE – Nazaré da Mata (IDEPE 5,88)
Gerências Regionais de Educação (melhores resultados)
1º Lugar: Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 4,95)
2º Lugar: Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,54)
3º Lugar: Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 4,50)
Gerências Regionais de Educação (maiores crescimentos)
1º Lugar: Gerência Recife Sul (IDEPE 10,39%)
2º Lugar: Gerência Mata Norte (IDEPE 8,44%)
3º Lugar: Gerência Sertão do Moxotó Ipanema (IDEPE 8,38%).

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados