Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Sobe número de desabrigados e desalojados pelas chuvas e enchentes em PE, diz governo

2.6.17

/ por casinhas agreste

Boletim saiu na noite de quinta-feira (1º). Em relação ao levantamento anterior, de quarta (31), são 2.846 pessoas a mais fora de casa. Cinco pessoas morreram: duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru.

Por G1 PE

Famílias estão abrigadas em prédios públicos em Rio Formoso, em Pernambuco (Foto: Everaldo Silva/TV Globo) Famílias estão abrigadas em prédios públicos em Rio Formoso, em Pernambuco (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)

Famílias estão abrigadas em prédios públicos em Rio Formoso, em Pernambuco (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)

O governo de Pernambuco informou, no fim da noite de quinta-feira (1º), que registrou um aumento do número moradores atingidos pelas chuvas e enchentes registradas em maio, na Zona da Mata Sul e no Agreste. Em relação ao levantamento anterior, divulgado na noite de quarta-feira (31), o novo balanço mostra que há 2.846 pessoas a mais fora de casa. Até agora, houve cinco mortes: duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, no Agreste.

No estado, são 31 municípios afetados, dos quais 24 estão em situação de emergência. De acordo com o último levantamento, 46.131 pessoas estão fora das residências. Desse total, 41.178 habitantes das regiões atingidas seguiram para moradia de parentes e vizinhos. Ao todo, 4.363 moradores perderam as casas e foram levados a prédios púbicos.

No balanço anterior, até quarta, o governo mostrava que eram 43.285 prejudicados. Desse total, 39.725 pessoas estavam fora das residências temporariamente e 3.560 tinham perdido as moradias. No começo da semana, o levantamento mostrava 55,1 mil prejudicados.
Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul (Foto: Renato Ramos/TV Globo) Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul (Foto: Renato Ramos/TV Globo)

Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul (Foto: Renato Ramos/TV Globo)

O levantamento feito pela dministração estadual aponta também a quantidade de produtos arrecadados e entregues aos moradores afetados pelas chuvas. Na quinta-feira, as cidades em situação de emergência receberam 35,5 toneladas de alimentos; 16,8 mil litros de água potável; 10,8 mil pães; 18,5 toneladas de roupas; 20.800 metros quadrados de lona; e 150 kits dormitório.

Estão em situação de emergência as seguintes cidades:

    Amaraji
    Água Preta
    Barra de Guabiraba
    Barreiros
    Belém de Maria
    Caruaru
    Catende
    Cortês
    Gameleira
    Ipojuca
    Jaqueira
    Joaquim Nabuco
    Jurema
    Lagoa dos Gatos
    Maraial
    Palmares
    Primavera
    Quipapá
    Ribeirão
    Rio Formoso
    São Benedito do Sul
    Sirinhaém
    Tamandaré
    Xexéu

Na quarta-feira, segundo o governo pernambucano, sete cidades foram incluídas na lista de municípios atingidos pelas chuvas e enchentes. São elas:

    São Joaquim do Monte
    Altinho
    São José da Coroa Grande
    Cupira
    Escada
    Bonito
    Gravatá

Chuvas em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo) Chuvas em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)

Chuvas em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)

Recife

Na quinta-feira (1º), um dia após o deslizamento que soterrou tia e sobrinho no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, familiares das vítimas lamentaram o ocorrido e, indignadas com as duas mortes, cobraram medidas da prefeitura para impedir novas mortes devido às chuvas na capital pernambucana. No final da tarde, os dois parentes foram enterrados no Cemitério de Santo Amaro, na área central da cidade

A Prefeitura do Recife afirmou, horas antes, que a área era monitorada pela Defesa Civil. Uma equipe fazia a manutenção na rede de drenagem que desce pela encosta. Apesar de ter estado no local, o órgão ainda não confirma o motivo do deslizamento.
Deslizamento de barreira aconteceu na Zona Norte do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) Deslizamento de barreira aconteceu na Zona Norte do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Deslizamento de barreira aconteceu na Zona Norte do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Solidariedade

Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Entenda as fortes chuvas

No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados