Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Tribunal Superior Eleitoral cassa Prefeito de Belo Jardim e cidade terá nova eleição

12.5.17

/ por casinhas agreste
O tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na manhã desta quinta-feira (11), a cassação do mandato de João Mendonça (PSB), prefeito de Belo Jardim, Agreste do Estado. O TSE também determinou, por unanimidade, a realização de uma nova eleição para a prefeitura do município

Com a cassação de João Mendonça, a cidade de Belo Jardim passará a ser administrada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Gilvandro (PV), até que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realize uma nova eleição. A posse de Gilvandro deve acontecer até a próxima segunda-feira (15).

O TSE comunicará oficialmente sua decisão ao TRE, ao qual caberá marcar a data da nova eleição. A expectativa é que o novo pleito ocorra em 2 de julho ou 6 de agosto.

João Mendonça foi condenado por ter praticado diversos crimes, como enriquecimento de ilícito, dano ao erário público, pagamento de notas fiscais inidôneas, superfaturamento de obras, pagamento por serviços não executados, além de fraude em licitação. Ele foi o mais votado em outubro com 16.007 votos.

Mesmo sem o registro da candidatura, acabou empossado por liminar provisória, concedida em dezembro pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. O segundo colocado na eleição foi Hélio dos Terrenos (PTB), que obteve 14.015 votos.

Agora, os eleitores de Belo Jardim repetem o episódio de Ipojuca, que teve novo pleito em dois de abril, quando foi eleita Célia Sales (PTB), esposa do candidato eleito Romero Sales, cuja vitória foi impugnada pela Justiça Federal.
Confira a nota do TSE:

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão desta quinta-feira (11/05), decidiu, por unanimidade, pela realização de eleições suplementares no município de Belo Jardim, no agreste pernambucano.

O candidato João Mendonça, que tinha vencido o pleito de 2016, teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público e coligações adversárias por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito. Ele concorreu à eleição de 2016 com o registro indeferido, aguardando julgamento definitivo do recurso pela Justiça Eleitoral. João Mendonça estava no cargo amparado por liminar concedida pelo TSE.

O Presidente da Câmara dos Vereadores de Belo Jardim deverá assumir o cargo de prefeito da cidade até o resultado das eleições suplementares, mas o TSE ainda não divulgou data para esse pleito.
Blog do Jamildo

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados