Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Água da transposição vai chegar a Paraíba e passar por Pernambuco

13.2.17

/ por casinhas agreste

Falta pouco para a água chegar na cidade de Monteiro, segundo informações do Ministério da Integração Nacional


As obras da transposição estão avançando no Eixo Leste e devem chegar em breve a Paraíba, de acordo com o Ministério da Integração Nacional /Do  JC Imagem
As obras da transposição estão avançando no Eixo Leste e devem chegar em breve a Paraíba, de acordo com o Ministério da Integração Nacional
Foto: JC Imagem
Angela Fernanda Belfort

Falta pouco para a água do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegar a Paraíba, segundo informações do site do Ministério da Integração Nacional. Já em Pernambuco, a situação é diferente. As duas principais adutoras que fariam a água do Velho Chico chegarem aos pernambucanos não saíram do papel: o Ramal do Agreste e a Adutora do Agreste. Ambos distribuiriam a água do São Francisco a partir do Eixo Leste, que começa em Floresta e vai até a cidade de Monteiro, na Paraíba. O Ramal do Agreste não foi sequer iniciado pelo governo federal e a Adutora do Agreste se arrasta por causa do atraso no repasse de recursos da União.

 
Leia Também

    Temer inaugura estação de bombeamento para transposição do São Francisco
    Transposição ficará pronta em 2017, promete Michel Temer
    Ministério lança edital para contratar construtora na Transposição

No último domingo (dia 12/02), o 'Velho Chico' chegou à quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo Leste, na cidade de Custódia (PE), completando um percurso de 96,5 quilômetros deste trecho, de acordo com informações do Ministério da Integração Nacional. De lá, o líquido vai seguir por gravidade até a quinta elevatória (EBV-5), localizada em Sertânia (PE), já perto do final do Eixo Leste que vai até Monteiro. A expectativa do Ministério da Integração Nacional é atender Monteiro (PB) no próximo mês de março, enquanto a água faz só passar pelo canal em Pernambuco.
AVANÇO

Desde o último dia 30, a água avançou por mais de 60 quilômetros entre a terceira (EBV-3) e a quarta estação de bombeamento (EBV-4) do eixo, passando por três reservatórios Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova) e um aqueduto (Jacaré). A EBV-3 foi acionada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Floresta (PE).

Quando for totalmente concluída, a transposição vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados