Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Gravador de voz do avião de Teori está em bom estado e chega a Brasília amanhã


As gravações, caso sejam realmente recuperadas, podem ajudar a esclarecer as causas do acidente que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato

Não há previsão para a conclusão da análise da caixa de voz / Foto: Reprodução

JC Online

O gravador de voz encontrado nos destroços do bimotor da Hawker Beechcraft, que caiu em Paraty, está em bom estado, sem sinais de danificação. A informação foi confirmada à reportagem pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea que investiga aqueda do avião.

Segundo agentes do Cenipa, o equipamento segue nesta tarde de Paraty para a cidade do Rio deJaneiro e, amanhã, deverá ser encaminhado para Brasília, onde seu conteúdo será analisado.


Por ser um avião de pequeno porte, o modelo C90 King Air não tinha por exigência utilizar uma caixapreta que armazenasse dados e voz, como acontece em aeronaves de grande porte. A instalação desses equipamentos em pequenos aviões, portanto, fica a critério do dono da aeronave, segundo o Cenipa.

Não há previsão para a conclusão da análise da caixa de voz, equipamento que costuma ser instaladona parte da cauda dos aviões, habitualmente uma das mais preservadas em casos de desastre. 

As gravações, caso sejam realmente recuperadas, podem ajudar a esclarecer as causas do acidente quematou o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte; o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da rede de hotéis Emiliano; a massoterapeuta MairaLidiane Panas Helatczuk, 23 anos; sua mãe Maria Hilda Panas, de 55 anos, e o piloto Osmar Rodrigues. 

Não há previsão de que o conteúdo das gravações seja divulgado. O objetivo do Cenipa é utilizar o material para apurar o que aconteceu no acidente.

Tragédia
O relator da Lava Jato, ministro do STF Teori Zavascki, estava no avião que caiu no mar perto da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte do magistrado.

Ele era um dos passageiros do avião bimotor que caiu no mar perto da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). A aeronave de pequeno porte partiu do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01, com destino à cidade fluminense. Além do ministro, mais três pessoas estavam no avião, que também faleceram.  Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens da aeronave, que ficou quase inteiramente submersa, com cerca de 80% de sua estrutura debaixo do mar. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados