Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Polícia Federal lança app para encontrar foragidos internacionais

20.6.16

/ por casinhas agreste

Software disponibiliza lista de procurados pela Interpol.
Em Pernambuco, PF espera que sistema contribua para investigações.
Marina Meireles
Do G1 PE

 Através do aplicativo Checkpol, população pode ajudar a encontrar procurados e desaparecidos (Foto: Marina Meireles / G1)
Através do aplicativo CheckPol, população pode ajudar a encontrar procurados e desaparecidos
(Foto: Marina Meireles / G1)
A lista de desaparecidos e procurados internacionais pela Interpol no Brasil teve seu acesso disponibilizado à população através da criação do aplicativo CheckPol. Por meio da ferramenta, é possível verificar a ficha criminal de suspeitos e de desaparecidos em todo o país e sinalizar à Polícia Federal a localidade dos integrantes do banco de dados. O anúncio foi feito em coletiva no Recife na tarde desta segunda-feira (20).
"No caso de Pernambuco, o aplicativo é útil para comerciantes e donos de hotéis que recebem muitos estrangeiros ou para quem mora próximo a pessoas vindas de outros países", exemplifica o assessor da PF no estado, Giovani Santoro.
Segundo Santoro, a liberação da ficha criminal dos procurados pela Interpol à sociedade civil é uma maneira de aumentar o número de foragidos internacionais capturados pelas autoridades no Brasil. No domingo (19), o Fantástico exibiu uma matéria sobre os dez criminosos mais procurados pela Interpol no Brasil.

saiba mais
Saiba quem são os dez criminosos mais procurados pela Interpol no país
Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE
Procurado pela Interpol por fraudes, alemão de 27 anos é preso em PE
Interpol emite alerta internacional para localizar filho de pernambucana
No aplicativo, o usuário tem acesso às difusões vermelha e amarela da Interpol, equivalentes aos foragidos e desaparecidos, respectivamente. Ainda no software, é possível entrar em contato com a PF para informar sobre o paradeiro de um dos procurados. "A informação será repassada de forma anônima e, a partir do recebimento, um policial federal será direcionado ao local", garante Santoro.
Somente em 2015, a Polícia Federal prendeu, em todo o país, 56 criminosos procurados pela Interpol. Desse total, três foram capturados em Pernambuco. "Essa é uma maneira de a Polícia Federal se aproximar da sociedade e fazer com que todos colaborem com a prisão de criminosos", afirma.
Em 2016, a PF-PE realizou, no último mês de maio, a prisão de um português foragido da Inglaterra. O homem foi encontrado no município de Jaboatão dos Guararapes.
Ainda de acordo com o assessor de comunicação, não é possível mensurar o quanto o aplicativo pode ajudar na busca e captura de pessoas desaparecidas. "Devemos ter uma estimativa nos primeiros seis ou 12 meses de funcionamento do sistema", explica. Atualmente, o CheckPol está disponível apenas na plataforma Android. Ainda não há previsão para liberação no sistema iOS.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados