Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Fenômeno natural intriga moradores de cidade do Agreste pernambucano

14.6.16

/ por casinhas agreste

NE10

Fenômeno foi registrado neste final de semana na cidade de Sairé / Foto: Weliton Brito/Cortesia
Fenômeno foi registrado neste final de semana na cidade de Sairé
Foto: Weliton Brito/Cortesia
Enquanto as regiões Sul e Sudeste do Brasil estão registrando recordes de baixas temperaturas, o Nordeste convive com dias alternados de sol, chuva e calor nesta temporada pré-inverno. Porém, no interior de Pernambuco, um fenômeno natural chamou a atenção da população de Sairé, no Agreste do Estado. A funcionária pública Marise Melo e seu marido, Weliton Brito, registraram em fotos algo nunca visto por eles no local, o que parecia ser uma espécie de formação de cristais de gelo na grama da casa deles.

Por causa da chuva e do frio, Garanhuns estende campanha do agasalho
Frio pode ter matado quatro moradores de rua em SP
"Tinha muito, por volta das 6h, tanto no sábado quanto no domingo. Mas lá pras 8h, quando a temperatura aumentou, já tinha derretido quase tudo. Eu nunca tinha visto isto e estou em Sairé quase todos os fins de semana”, comenta Marise, que costuma passar os fins de semana na cidade. Ela ficou bastante surpresa ao encontrar o fenômeno no quintal de casa. “Era uma névoa bem fininha, uma parte da grama ficou branca, mas era uma camada bem fina de gelo. Quando a gente tocava, ela se desfazia", lembra.
Grama do quintal da casa de Marise ficou 
Grama do quintal da casa de Marise ficou "coberta" com a formação do fenômeno
Foto: Weliton Brito/Cortesia

De acordo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno tem a ver com a combinação de clima mais frio e umidade.  “Não é uma geada, que acontece quanto a temperatura está abaixo de 0ºC. Isso possivelmente é um orvalho que molhou e atingiu as plantas que estavam molhadas”, afirma o meteorologista Romilson Ferreira. Ele cita o exemplo, mais comum, da “crosta” de umidade formada nos para choques dos carros em dias mais frios. “No Recife, é possível perceber bastante isso.”
Neste final de semana, a região onde a cidade de Sairé está teve uma temperatura mínima registrada de 18,2°C no sábado (11) e 17,2ºC no domingo (12).

MISTÉRIO - Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar imagens parecidas com as feitas pelo casal. As pessoas chamam o fenômeno de "cabelo de anjo", que, ao contrário da explicação meteorológica, teria a ver com a "passagem" de objetos voadores não identificados (OVNIs) pela Terra. Assim como aconteceu em Sairé, essa substância "some" quando tocada por alguém.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados