Psol Pernambuco
Temos vivenciado, com o avanço das pautas conservadoras, um ataque às liberdades no âmbito da Educação Escolar. A Escola, palco de conflitos, de convivência e de aprendizagens sobre o ser em Sociedade/ser na Sociedade tem sido cerceada, os profissionais da Educação têm sido afrontados em sua autonomia.
Grupos conservadores têm agido através de espaços no Poder Legislativo para limitar a pluralidade, o debate e a liberdade no espaço escolar. Estes grupos amparam-se em "movimentos" que conclamariam uma "Escola Livre", mas rejeitam frontalmente a Pedagogia do educador pernambucano Paulo Freire. Estes grupos pretendem engessar o fazer educacional na ausência de crítica, na ausência de criatividade e na marginalização das diversidades, sejam estas de crença, religião, orientação de gênero, de convicções políticas.
A Escola não pode tornar-se o campo onde se propaga uma ideia única. Retirar as diversidades, as pluralidades e o convívio com as diferenças da Escola é retirar-lhe o sentido em si.
Não há Educação sem diferenças, sem conflitos, sem encontro com o Outro.
Por isso, o PSOL Pernambuco repudia todas as iniciativas que buscam tornar a Escola um lugar de silêncio e de silenciamento. A Escola precisa ser um espaço singular para a vivência da Educação como Prática de Liberdade!
Repudiamos a PL 26/2016 apresentada na Câmara Municipal de Recife e todas as iniciativas semelhantes que, na prática, diminuem a missão da Escola e são flagrantemente danosas aos Direitos Humanos e às Liberdades Individuais.
Escola é lugar de fazer pensar!


Nenhum comentário
Postar um comentário