Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Jovem concilia estudos com trabalho no campo em PE e passa em medicina

4.2.16

/ por casinhas agreste

Jeferson foi 3º lugar em curso da Universidade Federal de Campina Grande.
Ele é o 1º da família a fazer faculdade, os pais têm fundamental incompleto.
Paula Cavalcante
Do G1 Caruaru

 Jeferson Cesar Silva de Oliveira  (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
Jeferson acordava às 5h para ajudar o pai a tirar leite da vaca (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
Um jovem de 20 anos conciliou os estudos com o trabalho no campo e conseguiu ser aprovado em medicina. Todos os dias, Jeferson César Silva de Oliveira ajudava os pais a tirar o leite da vaca e nos trabalhos na roça. Além disso, cursava licenciatura em física em um instituto federal.
Ele mora no Sítio Lage do Carrapicho, zona rural de Alagoinha, Agreste pernambucano, e conquistou o terceiro lugar no curso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Não tive nenhum professor para me ajudar. Apenas pegava um tema na internet e treinava uma redação por semana"
Jeferson Silva de Oliveira, que tirou 920 na redação do Enem
O jovem é o primeiro da família a cursar o ensino superior – os pais só estudaram até a terceira série do ensino fundamental.
Jeferson disse que sempre teve vontade de cursar medicina, mas não tentou uma vaga antes por causa da seca que atingiu a região com mais intensidade em 2012. "Minha família não tinha condições financeiras para me manter em outra cidade."
Por isso, ele cursou licenciatura em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) durante três anos em Pesqueira, município vizinho.
A licenciatura não era o que jovem queria, mas era a mais conveniente na época. O jovem ganhava bolsas no antigo curso que, segundo ele, "ajudavam bastante" para alcançar o sonho de estudar para a profissão desejada.
Jeferson Cesar conciliou estudos com trabalho no campo em PE e passou em medicina (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
Sozinho, jovem respondeu a mais de 6 mil questões de exames anteriores (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
"Sempre que podia juntava um pouco do dinheiro para poder me manter pelo menos no início do curso de medicina em alguma cidade. Então, em 2015, quando percebi que nós estávamos nos reestruturando após a seca, decidi arriscar", relatou.
A inspiração para fazer medicina vem da realidade do lugar onde vive com os pais e a irmã de 10 anos. "Moro em uma cidade pequena, e todos nós sabemos a dificuldade para ter médicos para atender a população. Pensando no futuro, [escolhi medicina para] poder contribuir para o benefício das pessoas", contou.
Jeferson passou pelo sistema de cotas e aguarda o início das aulas, previsto para este semestre.
Jeferson Cesar passou em 3º lugar em medicina pelo sistema de cotas (Foto: Reprodução/SiSU)
Jeferson Cesar passou em 3º lugar em medicina
pelo sistema de cotas (Foto: Reprodução/SiSU)
Rotina de estudos
O dia de Jeferson começava cedo: às 5h acordava, tirava leite da vaca e trabalhava até umas 10h com o pai no campo. "Lá eu levava meu celular e com o fone de ouvido ia escutando algumas aulas que eu tinha encontrado na internet", afirmou.
Em seguida, ele tinha o tempo livre até as 14h, com o horário do almoço incluso.
E era nesse tempo livre que os livros tomavam conta das ocupações do jovem. Após resolver os trabalhos da faculdade, começava os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele chegou a responder cerca de 6.500 questões de exames anteriores.
"À tarde eu trabalhava até as 17h e ia me arrumar para a faculdade. Lá, estudava até as 22h", conta. Ao chegar em casa, Jeferson estudava por mais uma hora antes de dormir.
Matemática era a disciplina que ele mais se dedicava. Na redação do Enem, o jovem que nunca fez nenhum cursinho tirou 920 pontos. "Não tive nenhum professor para me ajudar. Apenas pegava um tema na internet e treinava uma redação por semana."

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados