Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim,Empresário mantém 'acervo secreto' de Chacrinha na cidade natal do artista

28.10.15

/ por casinhas agreste

Nascimento do apresentador em Surubim completa 98 anos nesta quarta (30).
Antigo museu da família com peças foi desativado há mais de 10 anos, em PE.
Kamylla Lima
Do G1 Caruaru

 Hall do hotel de João Batista tem fotos em homenagem a Chacrinha (Foto: Arquivo Pessoal)
Imagens de Chacrinha decoram hall de hotel em Surubim (Foto: Arquivo Pessoal)
Um empresário em Surubim, no Agreste de Pernambuco - terra natal de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha - mantém um "acervo secreto do Velho Guerreiro". João Batista de Souza Neto, de 60 anos, conta que recebeu de uma prima do artista fotos, roupas e cartolas que o comunicador usou em programas na televisão. As peças faziam parte do museu da família do apresentador desativado há mais de dez anos. O nascimento de Chacrinha no município pernambucano completa 98 anos nesta quarta (30).
Chacrinha nasceu em Surubim, no Agreste pernambucano (Foto: Arquivo Pessoal)



O "curador" explica que não revela o local onde o material está mantido porque "é uma grande responsabilidade guardar objetos de um personagem nacional; tudo que eu tenho guardado faz parte da história do Brasil". Segundo ele, nem a família dele nem a de Chacrinha desconfiam acerca do esconderijo do acervo. Ele disse que há cinco anos assinou um documento se responsabilizando pelo material e garante que não pagou nada pelos objetos.
João Batista conta que mantém em segredo os objetos pessoais de Chacrinha para que fiquem "longe dos olhos e das mãos de curiosos". O filho dele, Hibernon Neto, conta que também não sabe onde o pai deixa as peças. O empresário diz que o sigilo é para preservar o patrimônio e só vai mostrar as peças despois que escolher um local ideal para expor. O projeto dele é abrir uma galeria no Centro de Surubim e exibir o acervo para apreciação de visitantes.
As peças que estão com o empresário pertenciam a uma prima de Aberlado Barbosa. Ela mantinha um museu particular na cidade - que fechou há mais de dez anos - por falta de apoio, de acordo com familiares. Em "luto", a família pintou a fachada de preto. Desde então, as peças estão sob a responsabilidade do empresário. O único espaço para visitação na cidade que detém fotos de Chacrinha é o hotel de Souza Neto, com várias imagens do artista no hall. "Fiz isso para homenagear meu conterrâneo. Gosto de preservar a história", explica o empresário.
Empresário João Batista é fã de Chacrinha e diz ter guardado um acervo do artista (Foto: Arquivo Pessoal)
Empresário é fã de Chacrinha e possui acervo
do apresentador (Foto: Arquivo Pessoal)
Carona para Chacrinha
Fã de Chacrinha, Souza Neto revela que conheceu Aberlado Barbosa no aniversário de 50 anos do município de Surubim, em 11 de setembro de 1978. O "Velho Guerreiro" foi à cidade fazer um show junto com as chacretes perto do Mercado Público municipal. "Fui eu que 'apanhei' ele no meu carro, uma Kombi na época, e levei para o palanque; uma multidão esperava pelo filho ilustre".
A prima de de Aberlado Barbosa, Letícia Medeiros, de 77 anos, hospedou o artista após o show. "Ele era da 'gandaia'. Gostava de festa. Mas, não veio muito aqui depois de ficar 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados