Uma das quatro alunas da cidade de Casinhas selecionadas pelo programa "Ganhe o Mundo", do Governo do Estado, Vívia Lima da Costa Silva, moradora do sítio Catolé, embarcará nesta sexta-feira (17), às 22h, com destino a Nova Zelândia. Ao todo, serão 54 intercambistas de todo o Estado. Ontem (16), 19 estudantes viajaram para o Uruguai. O programa tem como objetivo ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol.
As outras alunas casinhenses classificadas foram Joana Amália Almeida de Morais, residente no Centro, Rosivilma Pereira de Sousa e Elaine da Silva Lima, também residentes no sítio Catolé. Todas são alunas do EREM João XXIII. No próximo mês de agosto, será a vez de Joana embarcar com destino ao Canadá, e Elaine, à Argentina. Em dezembro, Rosivilma também viajará ao Canadá.
Na edição de 2015 do "Ganhe o Mundo", 1.011 alunos terão a oportunidade de participar do programa. Criado em 2011, já beneficiou cerca de 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.
PGM embarca primeiro grupo para o Uruguai
Dezenove alunos passarão um período letivo aperfeiçoando o espanhol e conhecendo uma nova cultura
Marta maranhão
Créditos: Alyne Pinheiro
Uma dose de alegria, uma pitada de euforia e um pouco de emoção deu origem a receita certa para definir o grupo de 19 estudantes que embarcaram nesta quarta-feira (15), com destino ao Uruguai, país onde passarão um período letivo por meio do Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Na ocasião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o secretário de Educação, Fred Amancio, estiveram presentes.
“Os nossos alunos da rede estadual estão tendo a oportunidade que na minha adolescência eu queria ter tido e não tive. Chegou a hora daqueles que se esforçaram e estudaram ter a oportunidade de ganhar o mundo. Agora é hora de conhecer novas culturas, de aprimorar o idioma e de realizar os sonhos”, disse o chefe do executivo, Paulo Câmara, que, na ocasião, conversou com os parentes dos estudantes presentes.
O secretário de Educação, Fred Amancio, destacou que esse é o primeiro embarque para o Uruguai. "Os selecionados são motivo de orgulho para todos e o programa tem essa função de inspirar e provocar mais atitude no aluno da rede pública estadual", afirmou.
Entre os estudantes, Thamires Lima, 16 anos, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, localizada em Paulista, estava feliz. Ela, que já viu a irmã, Victória Martins, também aluna da rede estadual, viajar pelo PGM para um período letivo na Espanha, estava tranquila. “Espero aprender muito e agarrar as oportunidades que eu tiver para estudar e conhecer a nova cultura”, disse. A irmã, também aproveitou para aconselhar Thamires. “Só quero que ela estude muito e aproveite a viagem. Passa muito rápido. Quando ela “respirar” chegou a hora de voltar”, avisou a aluna que voltou do intercâmbio em janeiro deste ano de 2015.
A colega Maria Clara Gomes, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, no Recife, destacou que aprendeu espanhol no curso oferecido pelo o PGM. “Eu não sabia nada sobre a língua. Precisei estudar e dedicar algumas horas do dia aos livros e à internet. Meu esforço valeu e hoje estou ganhando o mundo”, disse a filha mais velha de Sérgio Gomes. “Quando fiquei sabendo que ela tinha passado e que viajaria para o Uruguai minha primeira reação foi dizer não. Mas falei naquele primeiro impacto, quando o que queremos mesmo é proteger os nossos filhos. Hoje sei que a oportunidade é importante para o crescimento dela. Espero que minha filha saiba aproveitar para estudar e conhecer a nova cultura”, pontuou.
O próximo embarque do PGM está marcado para acontecer na próxima sexta-feira (17), às 22h, quando 54 intercambistas viajarão com destino a Nova Zelândia. Na edição de 2015 do PGM, 1.011 alunos terão a oportunidade de participar do programa.
PGM- Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo já beneficiou cerca de 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.
Fonte: Blog Mais Casinhas e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Nenhum comentário
Postar um comentário