Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

A segurança precisa de um novo pacto?

16.5.15

/ por casinhas agreste



Do NE10
Insatisfação de policiais militares e civis é um dos problemas enfrentados pelo governo  / Foto: Bernardo Soares/arquivo/JC Imagem
Insatisfação de policiais militares e civis é um dos problemas enfrentados pelo governo
Foto: Bernardo Soares/arquivo/JC Imagem
Nos quatro primeiros meses de 2015 foram registrados 1.304 assassinatos em Pernambuco. São mais de dez homicídios por dia. Depois de oito anos do programa Pacto pela Vida, o sinal de alerta volta a incomodar os pernambucanos. Em março, pela primeira vez, houve uma redução desde que os números voltaram a crescer, em 2014. No entanto, comparado ao mesmo período de 2014 - quatro meses - , são 182 mortes a mais. E quando a violência bate à porta, o sentimento de vulnerabilidade cresce. Este será o tema do segundo Cidade Viva deste ano: A segurança precisa de um novo pacto? O programa irá debater o assunto na próxima quarta-feira (20), ao vivo, das 15h30 às 16h30. 
Na reunião mensal de balanço do programa, o governador Paulo Câmara foi taxativo: "O Pacto pela Vida é isso: um programa que é acompanhado de forma permanente, fazendo as correções de rumo necessárias para atingir o nosso objetivo, que é salvar vidas, reduzir a violência e criar uma cultura de paz", destacou. O Pacto tem seis linhas de atuação. Uma delas é a prevenção social do crime e da violência, com ações para evitar a criminalidade. É fato que o programa avançou apenas em um de seus eixos - a repressão qualificada da violência - durante a gestão Eduardo Campos, e pouco cresceu nos outros pontos. E agora tem a missão de voltar atrás, reduzindo novamente o número de assassinatos, quando deveria estar investindo em outras áreas como, por exemplo, o Plano de Combate ao Crack. 

Como então pensar em um novo pacto? O governou anunciou no início do mês algumas medidas. A principal ação é a realização de concurso público para a contratação de 2.366 policiais civis e militares. Na lista de promessas, ainda foi anunciada a reformulação do sistema de monitoramento através de câmeras no Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e no interior, em Caruaru e Petrolina. Também foram elaborados planos de ação específicos para as regiões mais violentas do Estado na tentativa de reverter o crescimento dos homicídios que vêm sendo observado desde o ano passado. 

Secretário da SDS estará no programa 
Secretário da SDS estará no programa
Quem participa do Cidade Viva é o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho. No estúdio, também estarão os jornalistas Felipe Vieira e Gilvan Oliveira, do Jornal do Commercio, e Wagner Gomes, da Rádio Jornal. A pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco Ronidalva Melo, especialista em defesa social e segurança pública, também participa do debate. O programa será apresentado pela editora do NE10 Inês Calado.

A participação dos internautas é o grande diferencial do projeto. Comentários, perguntas e sugestões podem ser enviadas através do Twitter e Facebook do Portal NE10, utilizando a hashtag #CidadeViva, e no próprio canal do Cidade Viva. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados