Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

SDS-PE quer que PM flagrado agredindo segurança seja punido

18.12.14

/ por casinhas agreste

Com afastamento, pretende-se garantir tranquilidade das investigações.
Polícia havia dito que punição só seria decidida dentro de um mês.
Do G1 PE

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) quer que o tenente da Polícia Militar que agrediu o segurança de um bar no último sábado (13) pare de trabalhar nas ruas. O comando da PM já está investigando a conduta do oficial, mas havia dito que só decidiria seu destino quando o procedimento fosse concluído, em aproximadamente um mês. A corregedoria da SDS, por sua vez, entende que não se deve esperar tanto tempo. Por isso, pediu à corporação que o suspeito seja afastado das diligências de ruas imediatamente.
Com o afastamento, a SDS pretende garantir que a agressão seja investigada de forma segura. “De início, não podemos falar em expulsão, pois há procedimentos em curso. Mas vamos pedir o afastamento para que o processo disciplinar corra tranquilamente e tanto a vítima quando o policial tenham tranquilidade para falar na corregedoria”, afirmou o corregedor-geral da SDS, Sidnei Lemos, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (18). Segundo Lemos, o pedido já foi encaminhado ao secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho.
Se o pedido for atendido, o tenente da Polícia Militar passará a realizar apenas trabalhos internos. A possibilidade de expulsão só será avaliada quando a corporação encerrar a sindicância que investiga a briga ocorrida em um bar do Derby, na área central do Recife. O procedimento foi aberto na segunda-feira (15), logo após a divulgação das imagens da agressão, gravada pelas câmeras de monitoramento do estabelecimento. A expectativa é que o procedimento dure um mês e aponte a punição do tenente, que pode receber desde advertências até a expulsão da corporação.

Ainda segundo Sidnei Lemos, a corregedoria da SDS também vai criar um conselho para apurar as denúncias contra o policial militar. “Determinamos a instauração de um conselho de justificação. Quando ele for criado, ouviremos testemunhas, vítima e acusado e juntaremos provas técnicas. Depois, a comissão vai apontar suas conclusões quanto à punição”, explica o corregedor, que lamentou a conduta do oficial. “Foi um caso isolado, a primeira vez que ele se envolve em algo do tipo, mas foi algo grave e triste. De um policial, a população espera proteção e defesa, não uma agressão”, pontua.
A conduta do oficial ainda está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, onde o suspeito prestou depoimento na tarde de terça-feira (16). Na ocasião, ele tentou justificar a agressão alegando que teria misturado bebidas alcóolicas com antidepressivos. Por isso, ficou agressivo. As investigações continuam sob o comando da delegada Andréa Bóregas, que procura o amigo do oficial que também agrediu o segurança e ainda não foi identificado. De acordo com a polícia, a expectativa é que o homem se apresente para prestar depoimento nesta quinta-feira (18).
Entenda o caso
O tenente da Polícia Militar foi flagrado pelas câmeras de segurança de um bar do Derby, na área central do Recife, agredindo o segurança do estabelecimento com a ajuda de um amigo no início da manhã do último sábado (13). Os amigos passaram a noite bebendo no local e não aceitaram que o bar fechasse, às 5h30 da manhã. O oficial pediu mais uma cerveja quando os funcionários já estavam varrendo e guardando as mesas do estabelecimento.
Mesmo avisado de que as vendas estavam encerradas, abriu o freezer e tirou uma garrafa.
O segurança tentou tirar a bebida da mão do oficial, alertando sobre o fechamento do bar. O policial, que já aparentava nervosismo, não gostou do alerta e começou uma discussão. Acuado pelo oficial e seu amigo, o segurança se afastou e foi para o outro lado da rua. Segundo os outros funcionários do estabelecimento, os amigos sentaram para beber a cerveja, mas o homem que ainda não foi identificado teria dito ao policial que aquilo era uma “desmoralização”.
Irritado, o tenente se levantou e partiu para cima do segurança. Com a ajuda do amigo, desferiu chutes, murros e tijoladas na cabeça do funcionário. No final, ameaçou as testemunhas com um revólver. As agressões foram gravadas pelas câmeras de segurança do bar. As imagens foram divulgadas na segunda-feira (15), quando a Polícia Civil e a Polícia Militar começaram a investigar o caso.

Blog Casinhas Agreste 
www.casinhasagreste.com.br

  Com Edmilson Arruda

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados