Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Casinhas PE: Enfermeira Maria Iza desabafa: "sempre atendi bem a gestante, eu nunca deixei de atendê-la, eu atendi, acolhi, e fiz de tudo o que deveria ser feito"

29.12.14

/ por casinhas agreste

Por volta das 10:00 horas da manhã desta segunda (29), o Blog Casinhas Agreste esteve na residência da enfermeira de Casinhas Maria Iza em Surubim, o objetivo da visita com o intuito de esclarecer a população de Casinhas  um fato ocorrido no posto de Saúde do Povoado de Vila Nova, quando uma usuária enviou um e-mail a este blog reclamando sobre o atendimento no posto. Ouça a entrevista:

Reveja a matéria abaixo:


Após a veiculação da matéria, a enfermeira sentiu-se constrangida pelo fato de não ter ocorrido da maneira alguma o que a moradora  informou pelo e-mail enviado ao blog

Confira na íntegra a entrevista completa com a enfermeira Maria Iza. 

Pergunta 1. Enfermeira Maria Isa, você pediu ao Blog Casinhas Agreste o direito de resposta por uma matéria que foi veiculada no blog Casinhas Agreste do Posto de Saúde de Vila Nova, área rural de Casinhas sobre uma moradora que criticou o trabalho de uma  profissional do posto de saúde. Bom dia Isa?

Enfermeira: Bom dia Edmilson, bom dia a todos, bom é aquela questão, essa gestante, essa usuária do serviço público, ela não é moradora do Município de Casinhas, ela já foi, mas hoje ela mora em um Município da Paraíba. Segundo a Agente de Saúde, há meses já tinha tirado ela há mais de um ano, tirado ela do cadastro, e ela procurou no dia (08) outubro o serviço para fazer o pre natal, provavelmente já estaria num estado bem graduado da gestação, porque se ela pariu agora, porque de outubro prá cá não dá só nove meses, só dá 40 semanas, então ela não foi recusada, ela foi atendida, foi solicitado os exames, que a gestante têm direito, foi orientado a ela que teria que procurar o seu Município de origem onde ela mora para que ela pudesse fazer o pré natal, por quê? EX: Se eu fico acompanhando uma gestante que é de outro Município, e ela têm algum problema, ela venha no caso de morrer, esse óbito vai ter que ficar no Município, o Município quem vai ter que responder pelo óbito materno que é um peso muito grande, ou fetal, outro peso maior, e profissional também, então tudo que eu fiz, eu nunca deixei de atender ela, eu atendi, acolhi, e fiz tudo que se deveria ter feito, só que explicando sempre a ela, que ela não estava cadastrada no Município de Casinhas, e que ela está solta, ficar sem os direitos dela.
Blog Casinhas Agreste: Agente vê aqui, que você está com uma documentação em mãos que foram,  as datas que foram relacionadas, aos dias em que ela esteve lá com você é isso?

Enfermeira: Exatamente, porque assim, a arma nossa é escrever, nós temos que escrever aquilo que estamos fazendo, porque palavras se perdem ao vento, inclusive eu enviei uma cópia dessa para a Secretária de Saúde  e estou pretendendo enviar uma outra dessa para a Prefeita prá quem eu devo muito, certo, tenho um respeito muito grande pela Prefeita do Município de Casinhas, por que essa não foi a primeira vez que trabalhei tanto é que fui trabalhar novamente, um grande respeito por ela, então eu devo uma satisfação a ela em relação a essa gestante, essa pessoa, esse fato ocorrido.

Blog Casinhas Agreste: Diante tudo isso Isa, você como profissional, como você se sente perante uma jornada profissional que você tem a 18 anos se dói um pouco de durante tantos anos de profissionalismo ser atingido por uns momentos difícil como esse?

Enfermeira: Olha Edmilson, eu me sinto assim, humilhada entendeu? Muito humilhada pelo fato de que é calúnia, não aconteceu isso, entendeu? não foi dessa forma que aconteceu, o que eu sentir foi que alguém tá querendo me prejudicar e assim, eu não vou perder meu tempo de profissionalismo deixando que alguém talvez não saiba nem o que é saúde ser um enfermeiro da rede pública me prejudicar. Por isso lhe chamei aqui, fiquei incomodadíssima com a questão e lhe chamei para me defender.

Blog Casinhas Agreste: com certeza, para isso o Blog Casinhas Agreste está aqui pelo motivo eu não quis nem expor o seu nome na matéria foi enviada por respeito à ética profissional, agente vê que você é uma pessoa de um coração muito grande e de um profissionalismo muito valioso para Casinhas que recebeu de braços abertos, como você tinha dito quando chegou neste posto de saúde você conseguiu ordená-lo?

Enfermeira: Exatamente, quando eu procurei a prefeita no mês de janeiro de 2012 pedindo a ela um trabalho ela me contratou para Serra Verde, passei pouco tempo, fevereiro e um pedaço de março em Serra Verde, depois ela me deslocou para Vila Nova por que precisava de organização e prá lá eu fui, realmente tinha realmente muita desorganização, e assim fui organizando, ele foi organizado, eu recebi o aval dela para organizar e juntos organizamos e o posto ficou funcionando direitinho. Em relação às demanda e a alguns profissionais que estavam lá talvez para prejudicar agente foi tentando remanejar esse prá um local para não prejudicar até porque aquela área muito difícil, as pessoas que têm uma cabeça muito voltada a questão de eleição dessas coisas assim e política, e agente não trabalha fazendo política, quando trabalha, faz um trabalho bem feito agente vestindo a camisa do trabalho da gente já faz política, não precisa tá fazendo politicagem.
E também, em nenhum momento no decorrer dessa gestante, eu não fiz nada para prejudicar, até por que não é meu perfil, como foi dito, eu não fiz para prejudicar a gestante, eu não tenho porque, por que eu estava sendo demitida, não, o Município tá enxugando, os Municípios estão em crise entendo perfeitamente, não tenho por que prejudicar a gestão, jamais, assim como eu trabalhei em 2001 e voltei em 2012 eu posso voltar um dia quem sabe? e outra coisa não é só o Município de Casinhas que eu trabalho eu trabalho aqui na região, eu sou uma profissional bem conceituada na região, às pessoas que me conhecem sabem  da minha seriedade.

Blog Casinhas Agreste: Nós sentimos que a saúde de Casinhas precisa de profissionais como você, diante tudo isso, você poderia fazer suas considerações finais? Ou uma mensagem para as pessoas que precisam dos serviços da saúde?

Enfermeira: Agradeço para Rosiniede, uma pessoa do bem, uma pessoa trabalhadora, eu a olho como uma mulher guerreira, muito trabalhadora, eu gosto muito do jeito da Rosiniede Trabalhar, é assim  tomara que as pessoas que fiquem lá as pessoas que vão ficar no meu lugar de boa índole também, e que toquem prá frente que o Município ande, que o Município cresça, quando eu trabalhei pela primeira vez ele era umas casinhas , hoje eu digo que é mais Casinhas, que é assim; quando eu entrei Casinhas era de Surubim, entrei no concurso de 96 e fui trabalhar naquela unidade Mista, quer dizer, estou lá pela terceira vez, na verdade não é? Eu tenho uma história naquela cidade e quero vê a cidade crescer com pessoas que tenha boa índole e acabe com essa história que escutar um lado só, procure escutar sempre os dois lados é importante não é?  detonar o profissional, não. Aqueles colegas que não tenham sido bons profissionais comigo, não tenha sido ético, a partir de agora ele repense na ética deles, é muito importante agente ter ética.
Importantíssimo, preserva a sua imagem, preserva o usuário que você trabalha com ele.

Blog Casinhas Agreste: Agente percebe essa afinidade que você têm com Casinhas uma longa história quem sabe essa história não vai parar por aqui, vai continuar, não é isso? 

Enfermeira: Pois é, quem sabe, quem sabe, coragem de trabalhar eu tenho, não tenho preguiça não tá, gosto de trabalhar, gosto do que eu me faço me dedico também na área de ensino sou professora do curso técnico enfermagem, tenho uma pós em docência no ensino superior posso ir para uma faculdade, quem sabe, enfermeiro agente têm um leque, a profissão dele têm muitas coisas, a questão é saber nos respeitar, a minha mensagem é a questão ética, moral e respeito, eu me sentir desrespeitada, as pessoas não usaram a ética e refletirem mais no que vão colocar. Finalizou a enfermeira Maria Iza

A enfermeira finalizou a matéria desejando a todos um feliz ano novo para todos os casinhenses e região.


Blog Casinhas Agreste 
www.casinhasagreste.com.br

  Com Edmilson Arruda

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados