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Irmão de Campos questiona laudos de turbina e caixa preta: 'Muito rápido'

29.8.14

/ por casinhas agreste

Análises entregues ao Cenipa foram criticadas por Antonio Campos.
Irmão de Campos pede que causas do acidentes sejam esclarecidas.
Rodrigo Martins
Do G1 Santos

O irmão de Eduardo Campos (PSB), Antonio Campos, esteve no local do acidente aéreo que matou o político e outras seis pessoas em Santos, no litoral de São Paulo. Além de prestar solidariedade às vítimas que tiveram danos materiais por conta do episódio e falar sobre os rumos das investigações, também criticou o trabalho de análise sobre as turbinas e a caixa preta da aeronave.
Antonio questionou o tempo levado para que os laudos ficassem prontos. Segundo ele, houve muita rapidez nesse caso. “Fazer a perícia em uma turbina em dois dias é muito rápido. Assim como analisar uma caixa preta em um dia é muito rápido. Eu acho que foi tudo muito rápido”, diz o parente de Campos, que está habilitado pela família para acompanhar as investigações do Ministério Público sobre o caso.
A função do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que recebeu os laudos sobre as turbines e a caixa preta, é investigar se as condições climáticas eram aceitáveis no momento do acidente, se problemas mecânicos aconteceram ou se uma falha humana provocou o acidente.
O resultado do diagnóstico das turbinas foi encaminhado ao Cenipa para que seja analisado. No aguardo de uma resposta, Antonio Campos espera que o caso seja elucidado. “Eu confio na justiça brasileira. Inclusive, eu fiz uma carta que deposito grande esperança no Ministério Público do Brasil e vamos serenamente esperar pela justiça. Nós apenas queremos a verdade dos fatos. É só isso que nós queremos”, ressalta.

O irmão de Campos também destaca a dor sentida por ele e seus familiares, após a morte repentina do ex-governador pernambucano e que foi sucedido por Marina Silva na candidatura à Presidência. “São fatos que a gente procura entender, mas que é muito difícil. Quando eu entrei aqui e vi onde caiu o avião, me passou muita dor. Fiz as minhas orações por ele e pelas outras pessoas que perderam suas vidas aqui. Nós pedimos forças para Deus, para que nos dê serenidade e nos coloque firmes no caminho certo. A dor da saudade que nós sentimos dele é diária”, conclui.




O caso
A queda do avião ocorreu por volta das
10h do dia 13 de agosto, no bairro do
Embaré, em Santos. O candidato tinha
uma agenda de campanha na cidade.

A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, também no litoral. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou.
Além de Campos, outras 6 pessoas estavam na aeronave: Alexandre Severo Silva, fotógrafo; Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor; Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto; Marcos Martins, piloto; Pedro Valadares Neto e Marcelo de Oliveira Lyra. A Polícia Federal (PF) enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração da causa do acidente. Aeronáutica e Polícia Civil também investigam o caso.
Investigação
Técnicos da Aeronáutica estiveram no dia 20 de agosto no local onde foram feitas as imagens que mostram a queda do avião, em Santos. As imagens foram obtidas com exclusividade pela TV Tribuna, afiliada da TV Globo. A gravação foi repassada aos peritos, que conversaram com quem estava no local no dia do acidente. As imagens do sistema de monitoramento foram feitas de um estande de vendas deu m prédio em construção.
A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo afirmou que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Entretanto, segundo a própria FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Campos e sim de um outro voo realizado dias antes.
Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.
A Aeronáutica informou ainda ter constatado que o jato particular em que viajava o ex-governador de Pernambuco estava com o trem de pouso e os flaps recolhidos. O trem de pouso é composto por equipamentos e pneus para permitir a aterrisagem de aeronaves e os flaps são instrumentos na asa que reduzem a velocidade de aviões.
Reportagem publicada no dia 19 de agosto no jornal "Folha de S.Paulo" revelou que a Cessna, fabricante do jato Citation 560 XL, o mesmo modelo em que Campos viajava, alertou para o risco de a aeronave mergulhar abruptamente durante procedimento feito em subidas e arremetidas. O procedimento apontado pela fabricante é o recolhimento dos flaps.
O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) recebeu os laudos de análise das turbinas do avião nesta terça-feira (26).

Blog Casinhas Agreste 
 www.casinhasagreste.com.br


 

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