Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Universidade Católica quer levar cursos de Medicina e Enfermagem para o interior

11.7.14

/ por casinhas agreste
Os alunos aprovados nas primeiras turmas dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco ainda nem começaram a estudar (as aulas começam no dia 4 de agosto), mas o reitor padre Paulo já tem planos de levar os dois cursos para o interior do Estado. Nesta sexta-feira (11), ele pediu ao ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo do Estado, apoio para tirar o projeto do papel.

“A gente está seguindo uma orientação do que é a grande demanda do Brasil hoje e qual é a orientação política do governo federal hoje. Ou seja, a interiorização da medicina é a possibilidade também de distribuir melhor essa concentração que ficou nas grandes capitais”, afirmou ao Blog de Jamildo, após a reunião com o candidato.

O reitor afirmou que existem vantagens em levar os cursos para o interior, como o fato de haver menos distração para os estudantes. “Ao invés de a gente criar cidades universitárias, campus nas grandes cidades; a gente tem uma cidade no interior que pode ser um verdadeiro campus”, disse.

“A gente vai precisar trabalhar muito porque vai ter que ter infraestrutura no interior para poder atender a atuação de um profissional. E vai ter também que ter uma vida no interior que possa atrair a juventude, que possa também permitir que os professores morem nessas cidades”, cobrou, porém.

Os cursos de Medicina e de Enfermagem foram recém-criados na universidade. Para atender aos alunos, a instituição fechou parcerias com os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Otávio de Freitas; todos administrados pelo Governo do Estado.

Também foi fechada parceria com a Maternidade Barros Lima, da Prefeitura do Recife. As duas esferas do Executivo são geridas pelo PSB; respectivamente pelo governador João Lyra Neto e pelo prefeito Geraldo Julio.

Além do apoio para interiorizar os cursos da área de Saúde, o reitor também pediu a Câmara para que a universidade continue tendo uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES).

Ele também explicitou o desejo de transformar em escola de referência o Liceu, escola pública que funciona no prédio do antigo Colégio Nóbrega, que também pertence aos jesuítas.

Câmara respondeu a demanda apresentando o balanço do que foi realizado pelo Estado na área de Educação nos últimos oito anos. O candidato esteve acompanhado do deputado federal Raul Henry (PMDB), que é vice na chapa, e do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), que disputa o Senado.

Também marcaram presença o ex-secretário estadual de Saúde Antônio Figueira, um dos coordenadores da campanha socialista, e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB).

Fonte: JC
Blog Casinhas Agreste
 www.casinhasagreste.com.br


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados