SURUBIM, MEU SURUBIM, PORQUE TE MALTRATAM ASSIM?
PREZADOS (AS) SURUBINENSES,
Preocupados com o desenvolvimento do nosso Município e do bem estar social dos nossos concidadãos, vimos por meio deste de forma modesta e com muita humildade, apresentar alguns questionamentos acerca da atual administração petista do Governo Túlio Vieira, como também questionar os motivos pelos quais a oposição de direita encontra-se calada e omissa diante da atual realidade política, social e econômica do nosso Município.
Felizmente ou infelizmente, Surubim está convivendo há nove anos com a administração petista (08 anos Flavio Nóbrega, 01 ano Túlio Vieira). Alguns surubinenses avaliam este período como se tivesse sido a redenção do povo desta terra, pois os desmandos políticos administrativos das forças oligárquicas que se perpetuavam no poder proporcionavam grandes mazelas e maus tratos ao nosso povo, enquanto que os grupos elitistas tiravam proveitos desta situação, se apropriando de forma privilegiada dos recursos públicos.
É neste cenário conjuntural “favorável” que o PT em 2004 concorre e ganha a eleição. A partir daí inicia-se o que de fato deveria ser a libertação do povo, mas infelizmente a opressão, falta de transparência, centralização, favoritismo, clientelismo, nepotismo e o que é mais grave fortes denúncias de desvios de recursos públicos feitas pelo Ministério Público, para com a gestão petista anterior, frustrou os sonhos de levas de homens e mulheres de bem que sonhavam com uma Surubim verdadeiramente ética, democrática, justa e humana. Não se pode deixar de enfatizar que nesses anos de administração, algumas obras como Hospital do Coqueiro, construção de escolas, asfalto das principais artérias, dentre outras, foram executadas, as quais contribuíram para que houvesse uma popularidade ampliada do gestor.
Por outro lado a cidade convivia e convive com sérios problemas na assistência a saúde, saneamento básico, pavimentação, meio ambiente, desemprego, violência, dentre outros.
Em 2012 a Eleição é polarizada entre o PSB (Ana Célia) apoiada pelo Governo do Estado e pelo PT (Túlio Vieira) apoiado pelo Governo Federal. A elite estava com o seu projeto salvaguardado, o grupo que ganhasse estaria em maiores ou menores proporções beneficiando os detentores do poder econômico. Neste mesmo processo concorrem mais quatro (04) candidaturas: João do Povo – PR, José Arruda - PSDB, Pep França – PMN e Prof. Ediêr – PSOL. A polarização foi tão intensificada ao ponto, destes candidatos terem tido votações inexpressivas. Quais os motivos além do receio do retorno das velhas oligarquias e da possibilidade de retirada do PT do poder para esta acentuada polarização? Acreditamos que a despolitização, as máquinas Federal, Estadual e Municipal beneficiando os mais cotados, o poderio econômico, o marketing... Isto tudo transformou o período eleitoral que deveria ser um momento forte de politização e de debate aprofundado das questões do nosso Município em um “grande oba, oba, guerra de torcida, campeonato de futebol”, lamentavelmente.
A seguir mencionaremos algumas das proposições apresentadas pelas candidaturas sem debate no período eleitoral.
- Atenção e melhoria redobrada na assistência a saúde, investindo nas Unidades Básicas de Saúde, Hospitais: São Luiz, Coqueiro e reabrindo a Maternidade Estefânia.
- Reestruturação do trânsito, desafogando o centro, redirecionando as Toyotas para um estacionamento apropriado, alargando e abrindo novas artérias, além da sinalização e fiscalização feita pelos guardas de trânsito.
- Criação de Universidade Pública (Campus da UPE) em Surubim.
- Criação de Curso Pré Vestibular Público e gratuito.
- Não pagamento por parte dos estudantes universitários para deslocamentos a outros centros.
- Criação de um Centro (feira) para comercialização das confecções já que Surubim é o 4º Pólo deste ramo.
- Incentivo a cultura, combate as drogas e a violência.
Destas e outras propostas o que concretamente foi colocado em prática? Não precisa ser um cientista político para responder a esta questão. Pois por onde andamos ouvimos dos cidadãos mais simples aos mais bem informados a insatisfação para com a gestão atual. Do ponto de vista político os cidadãos surubinenses estão “como ovelhas sem pastor”, pois a assistência a saúde, a assistência social continuam caóticas. No trânsito nada mudou, os estudantes universitários continuam reclamando por terem que pagar 50 ou até mesmo 100% de transporte que, aliás, a prefeitura está com sua cota em débito para com os proprietários. E a Universidade Pública para Surubim, tomou-se alguma iniciativa? E o Pré Vestibular? Até hoje o coordenador do Ousar, Lutar e Vencer espera uma audiência com o Senhor Prefeito para tratar desta questão. E o atraso no décimo terceiro dos Funcionários? E o corte em 50% no salário dos comissionados? Por que não 50% também no seu salário Senhor Prefeito? Se fossemos continuar questionando, este texto ficaria muito extenso e lamentavelmente a maioria do nosso povo não tem muito hábito de leitura.
Claro que a gestão pública municipal vai justificar toda esta inoperância com a redução do FPM, que não é exclusividade de Surubim. Além do FPM dispomos de outras fontes de receitas, que se fossem bem administradas, com planejamento, prioridades e transparência junto à população, poderíamos estar em melhores situações.
Gostaríamos de enfatizar que esta avaliação é meramente política, portanto do ponto de vista pessoal, não temos que questionar do Senhor Túlio Vieira, sabemos que é um cidadão e cristão ético, mas infelizmente paga um preço por não ter na hora certa tomado as medidas necessárias e se possível de rompimento com o seu antecessor, pois sabemos que muitas destas dificuldades são devido as dívidas e aos desmandos administrativos deixados pelo gestor anterior.
Com tudo isto quem sofre as conseqüências é o nosso povo que paga imposto e continua sendo obrigado a ter que viver de favor. Diante desta realidade, conclamamos aos jovens e a sociedade como um todo a lutarem por uma política onde a ética, a justiça, os direitos humanos e a vida acima de tudo sejam colocados como prioridade. Nós do PSOL, com coragem, teimosia e muita luta vimos dando nossa parcela de contribuição numa perspectiva de vermos Surubim avançando no que diz respeito à Democracia, a liberdade, a autonomia e a prosperidade para o nosso povo.
Cadê o PSB e os seus representantes? Quais são os seus posicionamentos diante da atual situação administrativa? Por que a Maternidade Estefânia continua fechada? E a Universidade para Surubim Senhor Governador? E os investimentos para os pequenos e médios empresários da confecção?
Diante de tudo isto resta o questionamento. Para onde Surubim está rumando? Continuar a mesmice dos desmandos do PT? Retornar as oligarquias carcomidas? Fortalecer o gestor anterior? Ou construirmos uma verdadeira alternativa política onde o povo através das entidades representativas e das assembléias populares possa tomar as decisões políticas que possam lhe beneficiar? Repetimos, nós do PSOL continuamos firmes com muita valentia o nosso propósito de junto com os estudantes, professores, trabalhadores em geral, as mulheres, homossexuais, biscateiros e outros mais, lutarmos por um Surubim onde prioritariamente as necessidades e os anseios do nosso povo possam ser colocados em primeiro plano. Há rumores de que o ex. prefeito e a oligarquia Farias estão se articulando para concorrerem unificados na próxima eleição municipal. O futuro de Surubim estará em nossas mãos. “Se escolheres viver também viverás, se escolherem morrer também morrerás”.
Neste clima de natal onde nem as luzes brilham em nossa cidade e as cores e os demais símbolos natalinos não ornamentam nossas ruas e praças, encerramos este texto com o compromisso de irmanados e unidos pela fé em Jesus Cristo, nosso maior fiel companheiro de nossa história, continuarmos nossa luta para que os mais pobres de nossa cidade possam terem trabalho, moradia, terra, educação, saúde, pão e paz.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Surubim, 14 de dezembro de 2013 – Professor: Ediêr Sabino
Presidente do PSOL Municipal
PSOL – PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – SURUBIM – PE
CNPJ 15.834.244/0001-4 - Rua : Valdízia Oliveira Cabral, 387 – São Sebastião – Surubim – PE – Fone: 81 – 3634-2519
Informações facebook Edier
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br
Nenhum comentário
Postar um comentário