Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Casinhas,convite para o próximo domingo encerramento do ano da fé

20.11.13

/ por casinhas agreste
Convite: Neste dia 24 de novembro encerramento do ano da fé

Neste dia (24) a área Pastoral de Casinhas, o Administrador Paroquial Padre Luiz Gonçalves de Farias,convida  todos os fiéis para participarem do encerramento do ano da fé.
De acordo com a programação teremos a partir das 15:00 horas na Matriz Nossa Senhora das Dores,a santa Missa, logo após procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas da cidade, todos os fiéis de Casinhas estão convidados.
O Padre convida todas as comunidades de Casinhas para participarem enviando representações de cada igreja local.Mais informações acesse o blog Matriz Nossa Senhora das Dores - Casinhas PE

Aos 11 de outubro de 2012, iniciou-se na Igreja Católica o Ano da Fé, que será encerrado no próximo domingo, quando celebraremos a Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste período, todos nós fomos convidados a repensarmos seriamente a questão da nossa fé.

O Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual iniciou o Ano da Fé, manifestava o desejo de que este ano suscitasse “em cada fiel o desejo de confessar a fé em sua plenitude e com renovada convicção, confiança e esperança”. Iniciava o Ano da Fé com a esperança de que seria “uma época propícia também para intensificar sua celebração na liturgia, e em particular na Eucaristia”. Desejava ainda, com o Ano da Fé, levar os fiéis a refletirem sobre o testemunho de vida. Que pudessem realmente “redescobrir os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e pregada, e refletir naquilo em que se crê” (PF, n.9).

A fé é uma escolha livre e voluntária, que, quando professada a partir do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, dá um novo sentido à nossa vida. Através da fé, nós nos sentimos parte de uma família, de uma comunidade de irmãos que buscam viver os valores do Evangelho e trabalham juntos na construção do Reino de Deus.

A fé também deve ser celebrada. Não teria sentido professar uma fé e não celebrá-la. “Sem a liturgia e os Sacramentos, a profissão de fé não teria eficácia, uma vez que prescindiria da graça que sustenta o testemunho dos cristãos” (PF, n.11).

A fé é vivida a partir do amor de Jesus Cristo. A experiência do amor é sempre uma força propulsora que não pode ser aprisionada e é assim, também, por causa da fé. É no encontro com o Ressuscitado, que aquece o coração com a Palavra e oferece novamente o seu amor no partir o pão, que a exigência de testemunhar a fé Nele é fortalecida. “A fé, de fato, cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e quando se comunica como experiência de graça e de alegria” (PF, n.7).

Através da vida de oração, ou da fé pregada, temos a possibilidade de ir construindo uma relação de comunhão pessoal com Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo. “A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e o homem. É um desejo de Deus, um amor inefável que não provém das pessoas, mas é produto da graça divina” (São João Crisóstomo, homilia, n. 6).

Tende todos um bom domingo!
Dom José Gislon, OFMCap
Bispo de Erexim(RS)


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados