Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Origem do povoado de Mata Virgem,Distrito de Umbuzeiro - Paraíba.

11.12.12

/ por casinhas agreste
O povoado de Mata Virgem está localizado no alto da Serra de Vertente do Lério e desde seu início serve de fronteira entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Por está situado a uma altitude de 554 m acima do nível do mar, o povoado de Mata Virgem é um dos lugares mais altos de Vertente do Lério, tendo como características o seu clima serrano e tranqüilo.

Conta os mais velhos que na região da Mata Virgem existiu uma grande mata ainda intocável. Os caçadores, que nela entravam em busca de animais, ficavam amedrontadas com os índios e pela claridade das luzes dos vagalumes nas sombras das árvores. Os índios viviam da agricultura e da caça de onças e raposas que na mata existiam. Bebiam água, que corria pelos córregos que desaguavam no Rio Paraíba.

Contam também que a mais de 300 anos, os negros escravos desmataram grande parte da mata(cedros e pau d’arco) para utilizarem os troncos como suporte para coberta do engenho de cana da família CAMPOS, construídos naquele local. Os escravos faziam tijolos de 70cm de comprimento e 30cm de largura os quais eram utilizados na construção da Igreja local.

Já os índios, ordenados pelos Holandeses que viviam na região sobre o comando de Frei Ibiapina, carregavam os tijolos em burros e bangüês para a construção das paredes da igreja.

A Igreja foi construída entre Paraíba e Pernambuco e o Padre celebrava missas para os moradores dos dois estados. A igreja construída naquela época é utilizada como marco divisório no centro da mesma, entre os estados de Pernambuco e Paraíba.

DENOMINAÇÃO DO POVOADO MATA VIRGEM

Ao lado da mata, construíram casas em volta da igreja de Nossa Senhora da Conceição. O arruado ali formado, recebeu o nome de Mata Virgem em homenagem a natureza do lugar.

CRIAÇÃO DA FEIRA DO POVOADO MATA VIRGEM

Em 1916, foi criada a feira no povoado pelos irmãos: Henrique, Veloso, Zuza, E Bel Barbosa, autorizados pelo ex-deputado Coronel Antônio Pessoa da Paraíba.

No inicio eram abatidos 12 animais para serem vendidos na feira. Os moradores de melhores situações financeira, compravam carne e os mais carentes se satisfaziam comprando o sangue e os miúdos dos animais abatidos.

Foram construídos em frente à igreja, paredões com o formato de casas, no frentão colocaram arcos trabalhados enfeitando o povoado e na parte interna barracas e bancos com comidas para vender a visitantes.

EXTINÇÃO DA FEIRA DA MATA VIRGEM

Com os altos impostos cobrados pelos fiscais da Paraíba, sobre as mercadorias da Paraíba e Pernambuco, fizeram com que os feirantes, a partir de 1940 se transferissem para o povoado de Oratório(hoje município de Casinhas/PE)
Portal Minha rua têm memória

Filho da Terra.
Padre Galdino.

Galdino José Soares Pimentel, Padre Galdino, nasceu no povoado de Mata Virgem, Umbuzeiro, Paraíba, em 1835.

Por volta do ano de 1865, ingressou no Seminário de Fortaleza, onde recebeu as ordens maiores, tendo se ordenado em 1871.

Começou seu Ministério Sacerdotal na paróquia de Santo Antão, em seguida no pequeno vilarejo de São João dos Pombos. Nesta época o Cônego Antônio Pinto de Abreu era o Pároco da freguesia de Santo Antão.

Texto: Gasparina Pereira de Miranda (presidente da BMPG) escritora e pesquisadora da História de Pombos.

Por Casinhas Agreste




( Ocultar )
  1. Gostaria muito de saber mais sobre esse local e o povo indígena dessa área, minha avó nasceu em Mata Virgem e dizia qUE sua mãe era indígena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem conseguiu alguma informação? Eu também estou tentando montar minha genealógia se conseguiu algo a mas mim avisa meu zap e (81)971062813

      Excluir
  2. Gostaria de saber mais sobre Mata Virgens e residentes e os indígenas que habitam esse local, minha avó nasceu em Mata Virgem e dizia que sua mãe era indígena. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata Virgem é um lugar muito acolhedor, de gente boa e contente. A alegria de morar neste lugar está na beleza de seus climas maravilhosos: Ora quente de dia, ora gelado de noite! Infelizmente, não encontram-se mais nenhum índio neste lugar, a população foi crescendo e mudando, os costumes foram trocados, ao passar dos tempos. Fico feliz em saber que você tem vontade de conhecer às suas origens. Quem sabe você não pode ter, ainda, algum familiar aqui!?
      Ainda há algumas pessoas daquela época que possa lhe dar estas informações. Estão muito lúcidas!

      Excluir
  3. Gostaria de saber algo sobre o SITIO AGUDO ? Distrito de mata virgem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sítio Agudo do lado da Paraíba onde vivi até os 14 anos, existe uma estrada tipo atalho que passa pelo córrego, mais ou menos uns 2 kms . E um Local bem povoado com bastante casas e hoje privilegiado com energia elétrica

      Excluir
  4. Nasci ai, meu avô era Gilvan Galdino casado com dona Tida. Na infancia iamos muito visitar o lugar, coisa que nos marcou muito pela beleza do local, ainda há terra de meus avós por ai... Saudades de muita gente e das festas de reis que iamos...

    ResponderExcluir
  5. Eu Edilson Pedro.,sou da Mata virgem

    ResponderExcluir
  6. Eu Edilson Pedro.,sou da Mata virgem

    ResponderExcluir

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados