
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), encerra seu mandato de oito anos com uma aprovação recorde de 93,2%, segundo atesta pesquisa do Instituto Opinião contratada com exclusividade por este blog. Entre os que desaprovam o percentual é de apenas 3,4%, enquanto 3,4% não souberam responder.
Em Carnaíba, Sertão do Pajeú, a 400 km do Recife, Anchieta consegue a façanha de chegar a quase unanimidade quando a pesquisa passa a ser estratificada por faixa etária.
Entre os eleitores acima de 60 anos, por exermplo, a satisfação com a sua administração chega ao patamar de 96,6%. Entre os jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos, a 91,1%.
Foram aplicados 350 questionários entre os dias 4 e 5 deste mês. Na zona urbana, a aprovação dos eleitores é de 93,7% e na zona rural 92,7%, praticamente os mesmos percentuais.
A maior taxa de desaprovação, de apenas 5,4%, se encontra entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos.
Para 91,4% dos entrevistados, o nível de satisfação com a cidade está aumentando contra apenas 7,4% que disseram que continua igual e 0,3% diminuindo.
Entre os que foram ouvidos, 93,7% disseram que a cidade está andando para frente e apenas 4,6% afirmaram que está parada e ninguém – 0% - afirmou que está regredindo.
Diante de vários questionamentos levantados pela pesquisa, 42% disseram que o prefeito atendeu ou resolveu os problemas do município totalmente e 52,3% afirmaram que resolveu parcialmente, enquanto apenas 3,4% disseram que não foram resolvidos e 2,3% não souberam responder.
Quanto às áreas de gestão, a saúde é a melhor avaliada pela população. Dos entrevistados, 53% disseram que o atendimento nos hospitais e postos de saúde melhorou.
Vem em seguida a Educação com 28,3%, seguido de habitação e moradia (5,4%), asfalto, calçamento e estradas (4%), transportes (0,9%), saneamento básico (0,6%), segurança (0,6%), lazer (0,6%), geração e emprego (0,6%), assistência social (0,3%) e agricultura (0,3%).
O prefeito, na opinião de 60,3% dos entrevistados, criou, ainda, condições para o município crescer e desenvolver-se totalmente, enquanto 31,7% acham que isso ocorreu parcialmente.
Já o conceito de melhoria está bastante claro para 96,8% dos que se manifestaram, enquanto apenas 2,6% disseram que a cidade, com a gestão socialista, continua igual.
Sobre a pessoa do prefeito, 78,2% o consideram simpático e 8,9% antipático; 82,9% honesto e apenas 1,4% desonesto. Para 96,6%, Patriota é trabalhador e 1,7% não trabalhador.
Quanto às promessas honradas em sua gestão, 83,2% disseram que ele as cumpriu e apenas 5,4% afirmaram que não honrou.
Anchieta é um político confiável, ainda, para 82,8% dos entrevistados e não confiável para 4,9%, enquanto 81,2% disseram que ele é um prefeito presente e 9,1% ausente.
Anchieta é prestativo para 83,7% e não prestativo para 6%. Já 91,5% o consideram capaz e 1,4% incapaz. Quando forçados a responder se gostam do prefeito, 86% disseram que sim e 4% não, enquanto 10% não quiseram responder.
Magno Martins
Por Casinhas Agreste.
|
Nenhum comentário
Postar um comentário