Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim década de cinquenta,produção algodoeira.

26.8.12

/ por casinhas agreste


Primeiro plano lado direito: antiga loja do Sr. José Galdino, à esquerda vista lateral do hotel de Severino Clemente, ao fundo antiga igreja matriz de São José, esta era a cena típica nos dias de feira na praça da matriz, hoje praça Dídimo Carneiro em Surubim - PE. Arquivo: Aurélia Cavalcanti.
Desfile da semana ruralista idealizada pelo Mons. Ferreira Lima na década de 1950. Na ocasião os alunos conduziam seus animais de estimação. A imagem acima mostra o final do evento com uma mensagem do vigário em frente à antiga matriz de São José. Arquivo: Família Ferreira Lima.
Caminhões na década  de 1960, carregados com  plumas de algodão  estacionados em frente ao pátio da antiga Usina de Severino Farias, preparados para  seguir  viagem  com  destino  ao  Recife  e região metropolitana para o abastecimento de  fábricas têxteis. Também seguiam para o porto para ser exportado aos paísese europeus.
Surubim, no passado foi um dos  maiores  produtores de  algodão  da  região agreste  pernambucano,  cuja produção  movimentava  bastante a  economia   do município, gerando grande safra no período de fim de ano.
Arquivo: Nedja Nóbrega de Albuquerque     
 Fonte:Minha rua têm memória.
Casinhas Agreste

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados