Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

ELEIÇÕES 2012: Confira como funciona o Coronelismo e voto de Cabresto,compare com os dias atuais:

25.8.12

/ por casinhas agreste


Com o objetivo de sensibilizar o leitor a respeito do 'coronelismo moderno" instalado em algumas cidades brasileira,o leitor poderá comparar e tirar uma conclusão de tudo que aconteceu na história do país e que ainda nos dias atuais,essa forma de governar deixou cicatrizes,marcas que ainda não foram saradas,todo o país passa por um período democrático, a maior de todas as festas,a da DEMOCRACIA BRASILEIRA.

Mas têm-se percebido que em algumas cidades brasileira essa forma de governar parou no tempo, em pleno século XXI.Principalmente em cidades pequena, onde o "coronel",ou seja determinado político,têm centralizado em suas mãos todo o poder político e ainda de forma hereditária passa o poder para seus sucessores. 

O que é Coronelismo e Voto de Cabresto?

O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.
A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.e poder.


Coronelismo e voto de Cabresto
- A denominação "coronel" O Voto de Cabresto é uma das características do Coronelismo.
"No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).Em uma de suas caractérsticas temos o Voto de Cabresto, isto é, na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.refere-se aos coronéis da antiga Guarda Nacional, que eram em sua grande maioria proprietários rurais com grande base l

Casinhas Agreste

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados