Responsive Ad Slot

 


Surubim PE:Polícia captura fugitivo do sistema prisional

Nenhum comentário

31.7.15

Na manhã desta quarta (29), por volta das 10h, a Polícia Militar (PM) prendeu um fugitivo do Sistema Prisional de Pernambuco. O desempregado Eduardo da Silva Balbino dos Santos, 21 anos, residente no Distrito de Umari, em Bom Jardim, apresentava atitude suspeita enquanto conduzia um veículo de placa KFN 5748 pela Avenida Oscar Loureiro, no Centro de Surubim. De acordo com a PM, durante abordagem foi descoberto que constava contra o suspeito um mandado de prisão em aberto expedido pelo Fórum de Caruaru. Ainda segundo o policiamento, o acusado confessou que foi preso por assalto a veículos. Eduardo foi conduzido à delegacia de Surubim, para os procedimentos legais. Em seguida, ele foi recolhido ao presídio Juiz Plácido de Sousa, em Caruaru. Segundo o efeito, o carro não apresentava nenhuma restrição, sendo entregue a esposa do acusado. (Imagem | Divulgação)

Fonte: Blog do Agreste

Orobó PE: Assaltantes roubam Correios de Orobó na abertura do expediente

Nenhum comentário

Clientes e funcionários da agência dos Correios de Orobó, no Agreste Setentrional, viveram momentos de tensão na manhã desta sexta (31). Por volta das 9h, três homens armados invadiram a unidade, localizada na Rua Antônio Mariano de Aguiar, no Centro, no momento da abertura do expediente e anunciaram o assalto. A ação foi rápida e não chamou a atenção de quem passava pelo local. Os assaltantes roubaram uma quantia ainda não calculada, além de dinheiro dos clientes que aguardavam na fila de atendimento. 

Os suspeitos fugiram sem deixar feridos e tomaram destino ignorado. Minutos depois da fuga, os clientes saíram da agência correndo e assustados. A Polícia Militar (PM) foi acionada e coletou as características dos ladrões. Neste momento, viaturas da PM realizam diligências na região, mas nenhum suspeito foi localizado. Populares não souberam informar detalhes do veículo utilizado na fuga. A Polícia Federal está sendo acionada e deverá assumir as investigações. (Imagem | Edinho Soares)

Fonte: Blog do Agreste

Casinhas-PE: Vergonha! Posto de saúde do Sítio Chatinha de Baixo passa por sérias dificuldades, segundo os moradores o prédio corre sérios riscos de desabar

Nenhum comentário

30.7.15


Por essa o povo de Casinhas não esperava, ou melhor pode esperar coisa pior, após alguns dias de muita festa, shows em praça pública, fotos, vídeos com o maior glamour da administração Municipal e seus aliados comemorando os 20 anos de Casinhas. Após tudo isso nos damos conta da realidade, isso significa que  um prédio onde funciona um posto de saúde na comunidade de Chatinha de Baixo está totalmente impróprio para funcionamento.
Isso é uma vergonha! Uma falta de respeito com a população de Casinhas, comemorar o quê? 
Comemorar o atraso? o abandono?
Segunda informações que chegaram ao blog, os moradores da comunidade convivem com uma situação deplorável em relação a saúde pública, isso significa que há duas décadas a população sofre com a falta de um posto de saúde de qualidade para beneficiar aquela comunidade.
Atualmente a unidade de saúde funciona em uma associação de moradores que ao longo dos anos não passa por reforma ou coisa parecida.
Para se ter ideia, o abandono é tão grande por parte da Prefeitura de Casinhas que essa unidade até parece uma casa abandonada.O posto de saúde atende toda a região.
 Resumindo a Chatinha de Baixo e de Cima, são duas comunidades esquecidas pela Prefeitura de Casinhas.










Surubim PE: Efetivo da Patrulha Rural 02 do 22° BPM prende Homem com Mandato de Prisão

Nenhum comentário

Policiais da Patrulha Rural 02 de Bom Jardim informaram que ao realizar deslocamento ao Batalhão em Surubim observaram o senhor Eduardo da Silva Balbino dos Santos de 21 anos de Vulgo ( DUDU) conduzindo o veiculo GOL de cor Prata e Placa KFN5748; na Rodovia PE 90 em Surubim em atitude suspeita e que o mesmo ao perceber a aproximação da viatura tentou se evadir com o veiculo que conduzia no entanto o mesmo foi alcançado e abordado nesse momento se constatou que contra o mesmo constava um mandato de Prisão em aberto expedido pelo fórum da cidade de Caruaru, o imputado confessou que foi preso por assalto a veículos e respondia o processo em liberdade. O imputado foi conduzido a Delegacia de Surubim onde foi entregue a autoridade Policial tendo sido o mesmo recolhido ao presídio no Município de Caruaru. OBS.: não havia restrição contra o veículo e sendo assim o mesmo foi entregue a esposa do imputado.

Fonte:Blog do G Silva

Bom Jardim PE: Policiais do 22º BPM PE apreendem moto Taxista armado com um revólver

Nenhum comentário

Na cidade de Bom Jardim Policiais do 22° BPM Apreendem Moto Taxista Armado com Um Revolver
Policiais do 22° BPM  na cidade de  Bom Jardim após abordagem em um motociclista na vila da Cohab, prendeu em flagrante Tiago Pereira de Lucena 25 anos, o qual portava na sua cintura um revólver cal. 38 com 05 munições intactas. O mesmo foi conduzido a Delegacia  Regional de Limoeiro, onde foi registrado o fragrante, sendo que o imputado  pagou fiança no valor  de um salário mínimo e liberado logo em seguida.

Fonte: Blog de G Silva

Orobó PE: Populares encontram aposentado morto na zona rural

Nenhum comentário
No início da noite desta terça (28), populares localizaram o corpo do aposentado Emenergídio André Maciel, 75 anos, no Sítio Inveja, zona rural de Orobó. As polícias Militar e Civil estiveram no local e realizaram o levantamento das informações iniciais. Segundo a polícia, o cadáver não apresentava nenhuma lesão que caracterizasse morte violenta. Ainda segundo o policiamento, possivelmente, a morte foi causada por um infarto fulminante. Familiares disseram que a vítima era hipertenso. O corpo do aposentado foi encaminhado ao IML, no Recife, para revelar a causa da morte. (Imagem | Divulgação)

Detran de Pernambuco faz leilão de 405 veículos na sexta-feira

Nenhum comentário

Há carros e motos, em lotes de veículos recuperáveis e de sucata.
Avaliação dos veículos pode ser feita a partir desta quarta (29).
Do G1 PE

O Detran em Pernambuco realiza, na  sexta-feira (31), um leilão de 405 lotes de veículos, dentre carros e motos. Há lotes recuperáveis, que podem voltar a circular nas ruas, e sucatas, que são lotes irrecuperáveis. Os lances serão recolhidos a partir das 9h, no pátio da Coliseum Leilões, que fica no quilômetro 41 da BR-232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do estado.
Os veículos que serão leiloados podem ser avaliados a partir desta quarta-feira (29), no pátio do local onde será realizado o leilão. A visitação é das 9h às 16h. Será permitida apenas a avaliação visual dos lotes.
Quem arrematar os lotes deverá requerer e pagar pela expedição da 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), além de arcar com outras taxas, como as de licenciamento, transferência do veículo e emplacamento. Os interessados podem acessar o edital do leilão no site do Detran-PE.

Assaltantes fazem família refém dentro de casa em Surubim

Nenhum comentário
O início da noite desta terça (28) foi de momentos de terror para uma família residente na Rua Santos Dumont, no município de Surubim. Segundo informações da Polícia Militar (PM), quatro homens não identificados em um veículo de cor prata e placa não anotada renderam na porta de casa um estudante de 17 anos. Em seguida, os assaltantes levaram a vítima para o interior da residência, fazendo o pai e avó dele também reféns. O estudante relatou aos policiais que os suspeitos realizaram buscas nos cômodos da casa e roubaram aparelhos celulares, objetos pessoais, documentos e dinheiro.

Na saída, segundo o policiamento, os assaltantes ainda roubaram o carro da família, um utilitário de placa PBW 6104. Apesar dos momentos de tensão, as três vítimas não sofreram agressões. Os assaltantes fugiram nos dois carros e tomaram destino ignorado. Os militares realizaram rondas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado. O caso foi registrado na delegacia de Surubim.
Do Blog do Agreste

Em inserção, FHC diz que PT não sabe governar

Nenhum comentário

29.7.15

Nas inserções que irão ser exibidas em rede nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (28), o PSDB não poupa criticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e ao PT. Usando imagens do último encontro nacional do partido, as principais lideranças – como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os senadores Aécio Neves e José Serra (PSDB) e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) – , acusam os petistas de desprestigiar as instituições políticas.

“Não sabem governar. Nós estamos assistindo, aos nossos olhos, a desmoralização do atual sistema político”, disparou Fernando Henrique Cardoso. O líder tucano também tinha afirmado nas redes sociais que não pretende se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma. Nos bastidores, surgiram rumores que os líderes petistas pretendiam marcar um encontro com o tucano.

De acordo com Aécio Neves, o atual governo está “paralisado pela incompetência” e, ainda, “desacreditado pela falta de confiança”. Em outra parte do programa partidário, o presidente nacional tucano relatou que o Brasil está enfrentando os mesmos problemas que ocorriam antes do Plano Real – marca da gestão tucana no governo de FHC.

“Essa é a nossa realidade de hoje. É preciso, meus amigos, mais planejamento, mais seriedade e perseverança, de um novo projeto para o Brasil”, afirmou.

Já José Serra também foi incisi

PSB já com a cabeça em 2016

Nenhum comentário

28.7.15

Por Carol Brito
Da Folha de Pernambuco

Partido com o maior número de prefeitos no Estado, o PSB prepara o discurso para manter sua influência nos municípios pernambucanos. A partir do próximo fim de semana, o presidente estadual da agremiação, Sileno Guedes (PSB), levará as tradicionais Agendas 40 para todas as regiões do Estado, com o intuito de fazer novas filiações partidárias e organizar a sigla para 2016. O primeiro destino dos socialistas será o Sertão do Pajéu, na cidade de Afogados da Ingazeira, comandada por José Patriota (PSB). Os encontros se estendem até o fim do prazo de filiações partidárias, em outubro. O calendário das reuniões regionais será definido pela direção estadual hoje.

Segundo Guedes, a intenção é manter o número de cidades sob o comando do PSB ou ampliar o número de administradores socialistas. Para isso, a agremiação fará um esforço para unificar o discurso dos seus pré-candidatos e fortalecer seus projetos nas cidades. A principal aposta é no discurso de defesa do modelo de gestão socialista.

“O partido tem 58 prefeitos e a nossa intenção é renovar o maior número possível de cidades e, quem sabe, ampliar nossa bancada de prefeitos. Sabemos das dificuldades, sabemos que os municípios passam por uma fase difícil, mas temos uma forma de governar diferente, que fez com que partido fosse o que mais cresceu nas eleições municipais. A Agenda 40 serve, justamente, para isso. Vamos preparar o nosso time”, afirmou Sileno Guedes. O governador Paulo Câmara foi convidado para participar de todas as agendas 40, mas sua presença nos encontros depende da sua agenda administrativa.

A próxima fase de planejamento partidário será a realização de seminários em todo o Estado. As reuniões servem para unificar o discurso dos pré-candidatos e debater a construção dos futuros programas de governo. Os encontros devem ter início entre novembro e dezembro deste ano. “Passada a fase das Agendas 40, nós vamos repetir a estratégia das últimas eleições de fazer seminários para nossos pré-candidatos a prefeito. Queremos que todos os nossos candidatos tenham mesma linguagem e identidade de Paulo Câmara e (prefeito do Recife) Geraldo Julio (PSB). A intenção é mostrar a identidade do partido em nossas propostas, ações e nos programas de governo”, enfatizou.

Em 48 horas, quatro detentos fogem do complexo prisional do Curado em PE

Nenhum comentário
Mais dois presos fogem do Complexo Prisional do Curado
Detentos abriram um buraco em um muro de um dos presídios e conseguiram escapar; não há informações do paradeiro

Do JC Online


É a segunda fuga de detentos do Complexo Prisional do Curado em menos de uma semana
Foto: Reprodução / Google Street View
Mais dois detentos escaparam na manhã desta segunda-feira (27) do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Wellington José da Silva, de 29 anos, e Antônio José Bezerra, 26, fugiram através de um buraco em um muro do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB).

A Seres ainda afirmou que não possui informação sobre a identificação dos fugitivos nem do paradeiro. Esta é a segunda fuga de detentos em menos de uma semana. No sábado (25), outros dois presos escaparam do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), ao pular o muro da unidade. Em nota, a pasta informou que a Polícia Militar instaurou um procedimento para apurar a fuga. Além disso, determinou à Superintendência de Segurança Prisional e à direção da unidade que abrisse um procedimento administrativo disciplinar para que as circunstâncias do ocorrido fossem investigadas.


Em Pernambuco, o custo com um preso é oito vezes maior que um aluno de escola pública, gasto chega a 3,5 mil ao mês

Nenhum comentário
Baseados nesses números, especialistas defendem que a redução da maioridade penal vai provocar um aumento da população carcerária e impacto nos cofres públicos

Por Site Da TV Jornal Reprodução/TV Jornal
Para atender um preso, Pernambuco gasta em média R$ 3,5 mil ao mês. Um valor oito vezes maior do que é demandado para um aluno da rede pública. E caso a proposta de redução da maioridade penal vire lei, este custo para manter os detentos deve ter um aumento considerável, pois os adolescentes acima de 16 anos que cometerem crimes graves serão encaminhados a presídios. Baseados nesses números, especialistas defendem que a redução não resolve o problema da violência, e vai provocar um aumento da população carcerária e impacto nos cofres públicos.
De acordo com o vice-governador, Raul Henry, os presídios do Estado já estão superlotados, contando atualmente com 31 mil presos, três vezes mais do que a capacidade que é de 11 mil. “O custo de uma criança na escola no Brasil é, em média, R$ 5 mil por ano; o presidiário é de R$ 3, 5 mil por mês. É evidente que investir em educação e investir em políticas preventivas é muito mais eficaz e mais barato”, alega. 

“A gente acredita que o que está faltando é efetivar as políticas voltadas à saúde e educação. Uma escola de tempo integral com qualidade, então, esses adolescentes vão ser ressocializados efetivamente", argumenta a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Jacira Arruda.

Sobre a redução - No início de julho, 323 deputados aprovaram a mudança da maioridade penal que pretende reduzir de 18 para 16 no caso de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Para virar lei, o texto ainda precisa ser apreciado mais uma vez na Câmara e, depois, ser votado em outros dois turnos no Senado.

João Alfredo PE: Polícia captura detento que violou área de segurança

Nenhum comentário
Por volta das 10h do sábado (25), durante a Operação Combate, a Polícia Militar (PM) conseguiu capturar um detento do regime semiaberto que havia violado a área de segurança estabelecida pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Segundo informações da PM, o detento Fernando Antônio de Oliveira Filho, 26 anos, residente no Sítio Lagoa Torta, na zona rural de João Alfredo, foi localizado dentro de um carro que circulava pela Rodovia PE 88. De acordo com o policiamento, a área de inclusão permitida seria de 500 metros, mas o acusado estaria distante de casa a mais de 8 quilômetros. Fernando foi conduzido à delegacia regional de Limoeiro, onde foi constatado que havia uma solicitação de recolhimento do Núcleo de Rastreamento da SDS, pelo fato do sentenciado ter violado a área de inclusão. Após o procedimento na delegacia, ele foi recolhido à Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.
Fonte: Blog do Agreste

Bom Jardim: acidente envolvendo carro e moto deixa feridos na PE 90

Nenhum comentário
Na manhã deste domingo (26) um acidente registrado na Rodovia PE 90, em Bom Jardim, deixou saldo de uma pessoa ferida. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma motocicleta de placa OEV 4098, pilotada pelo mecânico Adriano Gomes da Silva, 40 anos, residente no Curado, em Recife, colidiu em um veículo utilitário conduzido por Douglas Marcelo da Silva, 27 anos, residente na Rua da Matriz, no Centro de Limoeiro. Populares relataram ainda que a jovem Tatiane Maria de Araújo, 21 anos, estava na garupa da moto. Os policiais quando chegaram ao local do acidente, as vítimas haviam sido socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional de Limoeiro. Na unidade hospitalar, o motorista do carro disse aos policiais que o mecânico transitava na contra mão de direção na tentativa de ultrapassar seu veículo, momento em que colidiram. A ocorrência foi registrada na delegacia de Limoeiro. (Imagem | Divulgação)
Fonte: Blog do Agreste

Vídeo - Festa do Tapuio 2015 - Gado Bravo PB

Nenhum comentário


Vídeo divulgado nas redes sociais sobre a Festa do Tapuio em Gado Bravo, na Paraíba.
A festa foi realizada no último domingo (26) com a presença de turistas de diversas cidades da região da Paraíba e Pernambuco, confira:

O vídeo é do internauta Leandro Le







Megaoperação da polícia prende acusado de duplo homicídio em desmanche de motos mais quatro pessoas em SCC

Nenhum comentário


A Polícia Militar através das equipes GATI e ROCAM juntamente com os Policiais da 21ª Delegacia de Polícia de Homicídio (DPH), deflagrou uma mega operação durante a tarde de ontem (segunda-feira) que resultou na debelação de um desmanche de motos roubadas, bem como na captura de um elemento acusado de participar de um duplo homicídio ocorrido em pleno natal de 2014, quando vitimou Luciano da Silva Alves e Henrique da Silva Nascimento, em Santa Cruz do Capibaribe.
 A ação policial foi realizada na Rua Tomé de Souza no bairro Bela Vista também na Capital da Moda, em uma residência que estava sendo utilizada como desmanche de motocicletas roubadas.  


 Segundo informações repassadas, foram capturados Diogo Oliveira de Lima (camisa amarela), de 18 anos de idade, que reside no endereço citado; João Vitor Cláudio da Silva, de 19 anos, residente na Rua Amaro Manoel das Chagas, bairro Bela Vista e mais três adolescentes de 17 anos.

 Na ocasião, os envolvidos estavam desmanchando a motocicleta Honda Bros de cor vermelha/sem placa, roubada na mesma cidade. Contra o Vitor (camisa laranja) ainda existia um mandado de prisão em aberto pelo duplo assassinato.
 A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.




Do: Blog Agreste Notícia

Cunha diz que vai analisar pedidos de impeachment com fundamentos legais

Nenhum comentário

27.7.15

Agência Brasil

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (27) que a discussão sobre as propostas de abertura de um processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff tem tido impacto na confiança dos setores econômicos. “Eu entendo que é um processo grave com consequências danosas para o país. Certamente não será bom para o ambiente econômico a própria discussão como ela está sendo feita. Não tenho dúvida de que essa própria discussão tem levado à diminuição da confiança”, ressaltou, ao participar de um almoço com empresários na capital paulista.

Cunha destacou que, apesar de ter anunciado o rompimento com o governo federal, analisará os pedidos de abertura de processo de impedimento a partir de fundamentos legais. “Eu vou separar muito bem isso. Vou ter até uma cautela, para não antecipar meu julgamento, ou parecer que qualquer tipo de posicionamento tem a ver com a mudança do meu posicionamento político, que eu anunciei publicamente”, enfatizou.

Na semana passada, o parlamentar despachou os 11 pedidos de impeachment da presidenta de volta aos autores, para que sejam reformulados segundo os requisitos do regimento da Câmara, antes de serem apreciados pela Mesa Diretora.

A política econômica do governo foi criticada diversas vezes por Cunha, que classificou o ajuste fiscal como “pífio”. Na opinião dele, não está claro quais são os objetivos das medidas anunciadas ao longo deste ano. “Não adianta só você impor à sociedade sacrifícios. Você tem que dizer à sociedade o que vai acontecer depois dos sacrifícios, qual é o norte”, ressaltou.

Do lado de fora do hotel onde foi realizado o evento, um grupo levou uma faixa para protestar contra Cunha, especialmente em relação ao posicionamento favorável à redução da maioridade penal. “Hoje, o Cunha é o inimigo número um da juventude brasileira”, afirmou a militante do movimento Juntos, Camila Souza. A estudante de ciências sociais também lembrou as denúncias envolvendo o deputado na Operação Lava Jato, que investiga irregularidades e pagamento de propina em contratos da Petrobras. “Queremos que ele deixe a Presidência da Câmara”, defendeu.

Cunha não respondeu às perguntas dos jornalistas relativas às acusações que envolvem seu nome na operação. Segundo ele, por orientação do seu advogado. “Ele acha que eu falo demais”, brincou. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, o empresário Júlio Camargo disse que Cunha pediu US$ 5 milhões de propina para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras.

Denúncias

O presidente da Câmara atribuiu as acusações a uma manobra “covarde” do governo federal. “Eu vejo claramente nisso, interferência do Poder Executivo”, afirmou. De acordo com Cunha, há uma insatisfação do governo em relação à sua atuação à frente da Câmara que, segundo ele, “de uma certa forma teme a continuidade do nosso trabalho”. Cunha disse, entretanto, que não há “nenhuma possibilidade” de ele deixar o comando da Casa.

Na avaliação dele, é o governo que está com articulação enfraquecida entre os deputados. “Eu não diria que o governo perdeu a base. Eu diria que a base do governo não tem sido sólida nos últimos meses”, disse.

Sobre a redução da maioridade penal, Cunha disse que a medida evitaria que adolescentes sejam levados por adultos para participar de crimes. “Os menores são utilizados como assaltantes por quadrilhas organizadas”, alegou, em defesa do projeto de emenda constitucional aprovado em primeiro turno pelos deputados.

Após o almoço, Cunha seguiu para um encontro com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.

BLITZ: Policiais da Operação Lei Seca em Pernambuco agora gravam as ocorrências

Nenhum comentário
Do JC Trânsito

Há nove equipes da Lei Seca em Pernambuco / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
opladas em óculos e coletes de policiais militares que atuam na Operação Lei Seca em Pernambuco para registrar as ocorrências. O novo equipamento, que tem capacidade de gravar continuamente por 12 horas, ainda está em fase de testes.

Acompanhe o trânsito no Recife em tempo real pelo @JCTransito
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é ter mais uma forma de provar que o condutor está alcoolizado. O condutor que achar que foi autuado de forma injusta também pode solicitar as gravações.

Além do teste de alcoolemia e dos exames de sangue e clínico, a lei prevê que a comprovação também pode ser feita através de imagens, vídeos e testemunhas, por exemplo. 

O motorista ou motociclista que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool pode pagar multa de R$ 1.915,40 e ter a habilitação suspensa por um ano. Se o nível for de 0,33 miligramas de álcool por litro de sangue, o condutor pode até ser detido. Há nove equipes da operação em Pernambuco.

Paraíba: Mulher é assassinada a golpes de picareta no Brejo

Nenhum comentário
Uma jovem de apenas 26 anos foi assassinada de forma cruel no município de Duas Estradas, no Brejo da Paraíba. De acordo com informações da polícia, o filho da vítima, de 7 anos de idade, teria presenciado o crime.

O crime aconteceu na madrugada do último domingo (26), na Zona Rural de Duas Estradas. A vítima foi identificada como sendo Fabíola Ferreira. Ela estava dormindo quando teve a casa invadida por um homem que usava um capuz. Segundo informações do filho de Fabíola, o homem pedia dinheiro e quando a vítima tentou pegar foi golpeada pelas costas com uma picareta.

Na casa também estavam outras duas crianças, uma de 5 e outra de apenas 1 ano, que dormiam em outro cômodo. Ao ver a mãe ser agredida, a criança de 7 anos fugiu para a casa de um vizinho.

De acordo com informações fornecidas à polícia, José Rodrigues da Silva, 31, ex-esposo de Fabíola, seria o autor do assassinato. Familiares de Fabíola também disseram à polícia que constantemente a vítima era espancada por José.
PBAgora

Paraíba: Jovem queimada pelo parceiro morre em hospital de Campina Grande

Nenhum comentário
Fogo atingiu quase todo o corpo e ela não resistiu.
Homem também se feriu após jogar gasolina e atear fogo no quarto da casa.
Do G1 PB


A jovem de 25 anos que foi queimada pelo parceiro dentro de casa em Monteiro não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde do domingo (26). A informação foi confirmada pelo Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde ela estava internada. O suspeito também foi atingido pelas chamas e levado para a mesma unidade de saúde da parceira e, de acordo com o hospital, continua custodiado no local e em estado grave.
O caso foi registrado por volta das 0h05 do domingo, em uma casa no Centro da cidade. Segundo a PM, um morador da região informou à polícia que havia um incêndio em uma casa, com duas pessoas feridas. Ao chegar no local, a polícia encontrou a mulher sendo socorrida por moradores na calçada da casa e o suspeito estava ferido, no telhado da residência. O fogo já havia sido controlado por vizinhos, informou a polícia.
Testemunhas contaram para os policiais que o homem teria espalhado gasolina na jovem e no cômodo onde ela estava e em seguida ateado fogo no local. Ainda segundo a polícia, ninguém soube explicar os motivos da tentativa de homicídio.

Pistoleiros interceptam veículo e matam motorista com vários tiros de pistola calibre 380

Nenhum comentário

Carro em que a vítima estava junto com a família foi interceptado por pistoleiros que efetuaram vários disparos de pistola 380. A vítima fatal residia no bairro de Manoel Chéu em Garanhuns.

Um homem de 36 anos foi assassinado no fim da tarde deste domingo (26/07), na rodovia BR-424, no Sítio Arandú,  zona rural de Brejão/PE, no Agreste. A vítima, Ronaldo Feitosa da Silva, de 36 anos, foi alvejada quando viajava em seu Fiat Uno, junto com seus familiares. O carro em que eles estavam foi interceptado por pistoleiros que utilizavam  uma Hilux, os quais, efetuaram vários disparos de pistola calibre 380, que atingiram várias parte do corpo de Ronaldo. A mãe de Ronaldo que é cabeleira, também estava no veículo e foi atingida de raspão no pé. Ela foi socorrida para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns e liberada após atendimento médico. A esposa da vítima e dois filhos viajavam no banco traseiro do carro, eles saíram ilesos.

De acordo com a Polícia Militar, Ronaldo Feitosa era ex-presidiário e residia no bairro de Manoel Chéu em Garanhuns. A genitora de Ronaldo informou a PM que, indivíduos encapuzados em uma Pick-up, cabine dupla, de cor branca, pediram para que seu filho parasse o carro, tendo descido três homens, onde um deles efetuou vários disparos contra seu filho e posteriormente embarcaram na pick-up tomando destino a cidade de Garanhuns.

O delegado Alisson Câmara esteve no local junto com sua equipe e deu início as investigações. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru, após levantamento cadavérico.

Ajudante de pedreiro é executado com 15 tiros em PE

Nenhum comentário
O ajudante de pedreiro, Sidney Justino da Silva, 34 anos, se encontrava na porta de sua residência quando surpreendentemente apareceram três elementos em um veículo Siena de cor prata e dispararam cerca de 15 tiros contra sua pessoa. Ainda segundo a PM, o pai da vítima o socorreu para o hospital local, porem, o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O crime aconteceu na Rua Pedro Sanguinete – Lotes em Barreiros, na Mata Sul, por volta das 12h30m de domingo (26/07). O policiamento da cidade fez buscas, mas os criminosos não foram localizados.

Brasil teve em média 143 assassinatos por dia em 2014 ,são 52 mil ao todo

Nenhum comentário

Brasil teve em média 143 assassinatos por dia em 2014
São 52 mil ao todo, revela levantamento do G1; há ainda 2 mil latrocínios.
Especialistas apontam medidas para tentar reduzir o alto número de crimes.
Tahiane Stochero
Do G1, em São Paulo

 Número de homicídios cresce 27% em Londrina, aponta Polícia Civil (Foto: Reprodução/RPC)
Brasil teve mais de 52 mil homicídios em 2014
(Foto: Reprodução/RPC)
Mais de 143 pessoas morreram por dia, em média, vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país em 2014. É o que mostra um levantamento exclusivo realizado pelo G1 com base em dados das secretarias da Segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao total, foram 52.336 assassinatos registrados, número 3,8% superior ao de 2013 (50.413).
VEJA A PÁGINA ESPECIAL
Houve ainda 2.061 latrocínios (roubos seguidos de morte) no ano passado. Além disso, 2.368 pessoas morreram em confrontos com a Polícia Militar. Os dados coletados pela reportagem ajudam a traçar uma radiografia da segurança no Brasil.
Considerando a quantidade de homicídios para cada 100 mil habitantes, em 2014, de acordo com os dados obtidos, o Brasil teve um índice de 25,81. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas acima de 10 por 100 mil habitantes configuram "nível de epidemia".
saiba mais
Número de homicídios em Alagoas reduz quase 23%, diz secretaria
Homicídio é principal causa de mortes de jovens de 16 e 17 no país
Alagoas, que desde 2006 encabeça o ranking entre os estados com a maior taxa, vem trabalhando para reduzir o indicador, mas ainda lidera, com 61,8 mortes por 100 mil. Já Mato Grosso destaca-se por ter a maior variação na taxa, que subiu 8 pontos de 2013 para 2014, passando de 31,43 mortes por 100 mil habitantes para 39,57.
O último relatório divulgado pelo governo federal, no “Mapa da Violência”, mostra que, em 2012, foram registrados 56.337 homicídios dolosos (29 mortes a cada 100 mil). O levantamento é feito com base nos números do Ministério da Saúde e mostra que, desde 2007, a taxa de homicídios do Brasil vem crescendo a cada ano.
Ou nos mobilizamos ou o Brasil vai perder o protagonismo e ver deflagrada uma guerra civil, e é isso que já acontece em algumas cidades"
Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
O anuário feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça, diz que, em 2013, houve 50.806 homicídios dolosos. Neste caso, a taxa de mortes por 100 mil fica em 25.
Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do fórum e doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP), diz que os dados indicam que "não adianta mais tapar o sol com a peneira". "Duvido que alguém vai achar que quase 60 mil mortes por ano seja um número bom e deva continuar como está."
"Este é um tema que não deve mais esperar: ou nos mobilizamos ou o Brasil vai perder o protagonismo e ver deflagrada uma guerra civil, e é isso que já acontece em algumas cidades", defende Lima.
Irmãos assassiandos em Joaquim Gomes são enterrados em Maceió (Foto: Jonathan Lins/G1)
Irmãos assassinados em 2013 em Joaquim Gomes são enterrados em Maceió; o estado tem o maior índice de homicídios por habitantes do país (Foto: Jonathan Lins/G1)
Pacto nacional
Para tentar conter o avanço dos homicídios, o Ministério da Justiça pretender lançar até o fim do ano um pacto nacional, buscando promover um acordo entre União, estados e municípios e reunindo medidas e metas contra a violência armada. 

O ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel reformado da PM de São Paulo José Vicente da Silva teme que a nova iniciativa seja apenas mais “um nome em uma faixa para não dizer nada”. “É preciso que as decisões sejam colocadas em prática com a participação efetiva de todos, desde o governador, os comandantes, até quem está na ponta da linha”, defende.
Já o vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública entende que o pacto pode se tornar uma alternativa de projeto de Estado, e não de governo. "É necessário unir esforços independente de coloração partidária", diz Renato.
Tem que fazer um diagnóstico dos problemas. Ou se faz um trabalho de médio e longo prazo, ou a violência vai seguir aumentando"
Julio Jacobo Waiselfisz,
Sociólogo responsável pelo Mapa da Violência
Em 2012, o Ministério da Justiça lançou um programa voltado especificamente para a situação de Alagoas, implantando medidas que variavam desde a melhoria da eficiência da apuração dos crimes até o envio de peritos e de tropas da Força Nacional. Desde então, os indicadores passaram a cair.

De acordo com o Mapa da Violência, a taxa de homicídios passou de 72,2 por 100 mil habitantes, em 2011, para 64,6, em 2012. Também houve redução na taxa de 2013 para 2014, passando de 64,9 para 61,8, segundo os números do G1.

Confiabilidade dos dados
O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que realiza desde 1998 o Mapa da Violência no país, entende que a grande dificuldade de se obter dados confiáveis sobre os indicadores criminais reside no fato de não haver padronização na forma de registro. Segundo ele, os governos, muitas vezes, omitem informações.

“Há um problema de que cada estado entende homicídio de uma forma diferente. Para alguns, latrocínio entra. Em outros, se há sequestro com morte, não é registrado. Há muitos encontros de cadáver que aparecem como averiguação”, explica Jacobo. “Não dá para saber se é real [o número]”, pondera.
Cadáver foi encontrado por moradores na manhã desta sexta-feira (15) (Foto: Jéssica Bitencourt / G1)
Cadáver encontrado em rua de São Vicente, no
litoral de São Paulo (Foto: Jéssica Bitencourt / G1)
Jacobo, que é coordenador de estudos da violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, analisa, para os estudos do Mapa da Violência, as declarações de óbito: para enterrar um cadáver é preciso de um atestado de um médico legista, apontando a causa da morte. E, por isso, o levantamento demora a ser concluído, explica.

Para o estudioso, os estados do Nordeste, onde a taxa de homicídios na última década quase duplicou devido a vários fatores, como imigração, tráfico de drogas e desemprego, deveriam seguir o exemplo de São Paulo, onde a taxa de mortes por 100 mil habitantes passou de 38, em 2002, para 15,1, em 2012, segundo o Mapa da Violência. Em 2014, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública repassados ao G1, a taxa ficou em 10,3.

Entender os motivos do problema
“São Paulo avançou muito no combate aos homicídios a partir da virada do século, quando começou a entender as causas e onde eles estavam acontecendo e a investir nas polícias. Não significa que este problema se resolve com prevenção. Tem que fazer um diagnóstico dos problemas. Ou se faz um trabalho de médio e longo prazo, ou a violência vai seguir aumentando”, afirma Jacobo.
Em 2014, Brasil teve 25,81 mortes por 100 mil habitantes; OMS considera acima de 10 o índice como epidêmico
Já Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pondera que, em alguns estados, há um tripé base que atua para a queda dos indicadores:

1) a união da população, criando mecanismos de aproximar a comunidade da polícia;
2) o aperfeiçoamento da investigação e da inteligência;
3) a maior integração entre as polícias Civil, Militar, Ministério Público, Judiciário e a perícia.

A diretora da ONG Sou da Paz Carolina Ricardo defende que os estados com maior índice de homicídios comecem a atacar o problema identificando raízes e causas.
“São Paulo avançou porque resolveu parar e olhar quem mata, quem morre, onde e o porquê, além de adotar uma política de gestão integrada. No fim da década de 90, havia grupos de matadores, disputas, chacinas, muitas mortes por motivo fútil e banal. A partir do momento em que se identifica e começa a se esclarecer com inteligência, começa a se combater pela raiz”, afirma.
Segurança da Parada Gay conta co  reforço de 70 policiais (Foto: Quésia Melo/G1)
Posicionamento da polícia com inteligência nas
ruas é uma forma de prevenir mortes
(Foto: Quésia Melo/G1)
Um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público aponta que apenas entre 5% e 8% dos inquéritos que investigam homicídios no país são concluídos e levados à Justiça. A meta da Estratégia Nacional de Segurança Pública é chegar a 12%.

“O que acontece nos outros estados é que não há clareza das causas e das motivações e o número de esclarecimento dos crimes é baixo. É preciso fazer um esforço para entender isso”, defende Carolina, da ONG Sou da Paz, para quem Alagoas vem reduzindo as taxas devido ao investimento e ao trabalho conjunto.

Latrocínios
Para os especialistas ouvidos pelo G1, a repressão ao latrocínio ocorre prevenindo-se o roubo. Em números absolutos, São Paulo (383 casos), Bahia (199) e Pará (180) lideram o ranking de 2014. Já quando se fala da taxa por 100 mil habitantes, Acre (2,4) e novamente o Pará (2,23) encabeçam a lista.

“Latrocínio é um crime patrimonial que acontece em todos os lugares do mundo e que só se combate controlando o acesso a armas de fogo e direcionando o efetivo, com tecnologia e informações, para prevenir o roubo. A presença ostensiva do PM é importante como um mecanismo para evitar que venha a ocorrer, mas há outros fatores, como iluminação, presença de câmeras, que possam evitar que o crime ocorra”, reforça Renato Sérgio de Lima.

PMs em serviço mataram em média 6 por dia em 2014 no Brasil; SP, RJ e BA lideram

Nenhum comentário


Brasil teve mais de 2,3 mil pessoas mortas por PMs em serviço em 2014


São 6 mortes por dia, em média; MG, RO, GO, DF e MS não passam nº.

MP e especialistas criticam falta de transparência sobre letalidade policial.

Tahiane Stochero
Do G1, em São Paulo

Operação no Morro do Juramento, no Rio (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Operação da PM no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014, deixou ao menos seis suspeitos mortos (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)


Levantamento exclusivo feito pelo G1 com base nos dados das secretarias da Segurança Pública mostra que ao menos 2.368 pessoas morreram em 2014 somente em ações de policiais militares em serviço em 22 estados do país. Isso significa seis mortos por dia, em média.

Cinco estados concentram os maiores números: São Paulo (695 mortes), Rio de Janeiro (582), Bahia (256), Paraná (178) e Pará (159). Veja a lista completa abaixo.


Minas Gerais e Rondônia afirmaram não possuir o número de pessoas mortas nas ações policiais em 2014. Já as PMs do Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul não responderam aos questionamentos da reportagem.

É preciso maior transparência. Também há outro aspecto: pode haver corporativismo"

Em Goiás, o tenente-coronel Ricardo Mendes, porta-voz da assessoria de imprensa da PM, disse que não achava necessário repassar o número à reportagem. "Não vemos necessidade de divulgar os dados. Por qual motivo você precisa disso? As estatísticas que você precisa sobre segurança pública estão no site”, respondeu o oficial, referindo-se a dados gerais sobre crimes, como homicídios e roubos.


Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.231 pessoas foram mortas em confronto por PMs em serviço no país em 2013, enquanto que, em 2012, foram 1.457. 

Considerando a média por 100 mil habitantes, o Rio de Janeiro lidera em 2014 o ranking de mortes provocadas por PMs em relação à população do estado (3,54 mortes).


Questionada, a PM disse que a Secretaria da Segurança do Rio deveria comentar o assunto. Já o governo fluminense não respondeu se há alguma política de monitoramento das resistências ou meta de redução de letalidade policial.


Também no ano de 2014, conforme os dados obtidos pelo G1, 132 PMs foram mortos no país durante o trabalho. Bahia e Mato Grosso lideram o ranking de policiais mortos, com 31 e 18 casos, respectivamente.


Falta de informações


O procurador Marcelo Godoy, secretário-executivo da câmara do Ministério Público Federal responsável pelo controle da atividade policial, diz que um dos obstáculos para que a sociedade possa monitorar o que acontece nas ruas é a falta de transparência.

“De um modo geral, temos dificuldade e imprecisão em relação aos dados de segurança pública. Em relação às mortes provocadas por policiais, enfrentamos resistência, em alguns casos, ao acesso do MP aos dados. É preciso maior transparência. Também há outro aspecto: pode haver corporativismo", afirma.


O ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da PM de São Paulo José Vicente também critica a falta de informações. "A maioria dos estados não divulga praticamente nada. Algumas situações são legítimas e necessárias para a defesa do policial. Outras merecem ser investigadas e analisadas com cuidado", diz ele.


“O uso da força letal pelo estado deveria ser apresentado permanentemente. O Brasil precisa assumir que a letalidade policial é um ponto que precisa ser trabalhado pelas polícias”, defende a coordenadora da área de Segurança Pública da ONG Sou da Paz, Carolina Ricardo.
Para tentar entender a questão, o Conselho Nacional do Ministério Público iniciou neste ano um cadastro nacional de ocorrências em que haja mortes provocadas por agentes do estado, sejam PMs, policiais civis, guardas, agentes penitenciários ou policiais federais.
O objetivo é ter detalhes sobre os casos, como os locais onde ocorrem, nomes dos envolvidos e das vítimas, além de potencializar a presença do MP na apuração dos casos.

Em um caso emblemático na Bahia, o Ministério Público denunciou 9 PMs pela morte de 12 pessoas durante um tiroteio em fevereiro no bairro Cabula, em Salvador. A Secretaria de Segurança do Estado divulgou áudios tentando provar a ligação dos suspeitos com o crime organizado e, assim, confirmar a tese de resistência. A reportagem questionou a PM da Bahia sobre como é a fiscalização interna em relação a confrontos, mas não obteve retorno.


“A sociedade deveria parar de tratar este tema como tabu. A questão não é apontar o dedo, mas entender o que está acontecendo, e as polícias têm total condição de fazer esta apuração, verificando procedimentos, quantidade de tiros disparados, se houve algum tipo de falsificação de provas, se alguém deve ser responsabilizado”, afirma Carolina Ricardo, da ONG Sou da Paz. “Primeiro, é necessário conhecer o problema, dar transparência e começar a analisar."

“Em geral, as justificativas dos policiais são que atiraram por legítima defesa, e as próprias testemunhas são PMs. Nenhum órgão, nem o MP, pode impedir a polícia de matar, até porque pode ser necessário isso. Mas o que temos que garantir é que os fatos sejam apurados com técnica e perícia para inocentar quem não agiu com excesso e até para quem errar ter receio de ser punido”, diz Renato de Lima.
“Quando o estado mata, alguém, ou o delegado, deve ir ao local, preservar a cena do crime, tomar as medidas necessárias nas primeiras horas, para poder identificar e retratar o que aconteceu de verdade”, afirma.

Ouvidoria externa


Para o ouvidor das polícias de São Paulo, Júlio Cesar Fernandes Neves, o fato de alguns governos se negarem a passar o número sobre mortes em confrontos mostra que é necessária uma maior autonomia a órgãos independentes, como as ouvidorias externas, para receberem denúncias e atuarem com pressão sobre os governos, quando necessário.


O primeiro passo para que se possa reduzir os índices é criar coragem de divulgar os números corretos. Quem tem medo de divulgar é porque, com certeza, tem vergonha ou algo a temer"
Júlio Cesar Fernandes Neves
ouvidor das polícias de SP
Em São Paulo, explica ele, os dados são publicados semestralmente desde 1995 por força de lei e também há resoluções internas que obrigam as polícias Civil e Militar a divulgar os números mensalmente no Diário Oficial.

Em maio, o G1 divulgou com exclusividade que o número de mortos pela PM em São Paulo no primeiro trimestre de 2015 – 185 – foi o maior nos últimos 12 anos.


Especialistas apontaram que a cultura da impunidade e as redes sociais servem como motivadores para incitar a violência entre policiais e criminosos.


Maior fiscalização das ocorrências, além da formação de uma polícia única – investigativa e ostensiva – foram fatores apontados como alternativos para reduzir os indicadores de letalidade policial.

“O primeiro passo para que se possa reduzir os índices é criar coragem de divulgar os números corretos. Quem tem medo de divulgar é porque, com certeza, tem vergonha ou algo a temer. Se os dados fossem coerentes, os estados [que não abrem estes dados] divulgariam, com certeza”, critica Neves, que diz pressionar o governo sempre que os indicadores sobem.

Acidente envolvendo três veículos na BR 104

Nenhum comentário
 O acidente aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (27), na BR-104 entre Toritama e Vila do Socorro município de Taquaritinga do Norte e envolveu pelo menos três veículos.


 Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Kombi de cor branca e placas MFB-2155 estava sendo conduzida por um homem identificado apenas como Elisaudo, de 55 anos de idade, que seguia no sentido Toritama/Pão de Açúcar e acabou colidindo frontalmente como o automóvel Voyage de cor prata e placas OFF-1563 que estava no destino contrário. Um Siena de cor branca e placas MZL-2627 que vinha logo atrás não conseguiu parar e colidiu com a traseira de um da Kombi.

 Apesar da gravidade do acidente, apenas o motorista da Kombi sofreu ferimentos nas penas e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão em Santa Cruz do Capibaribe, mas não corre risco de morte.
 A Polícia Militar através da equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) também esteve no local.


Do: Blog Agreste Notícia

Caruaru sofre maior tremor de terra já registrado na região; terremoto atingiu 3,3 pontos na escala Richter

Nenhum comentário

Segundo pesquisadores da UFRN, terremoto atingiu 3,3 pontos na escala Richter

Agência Estado
Publicação: 26/07/2015 17:17 Atualização: 26/07/2015 20:46
 Sismógrafos registraram tremor de intensidade 3,3 na escala Richter no Agreste pernambucano. FOTO: Sismos do Nordeste/Reprodução
Sismógrafos registraram tremor de intensidade 3,3 na escala Richter no Agreste pernambucano. FOTO: Sismos do Nordeste/Reprodução

A terra tremeu 3,3 graus na escala Richter, em Caruaru, na noite de sábado, 25. A confirmação do terremoto foi feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que conta com o Laboratório Sismológico do Nordeste. O tremor sacudiu Caruaru, no Agreste pernambucano, por volta das 18h42. A população foi temerosa e comunicou o fenômeno à Defesa Civil da cidade.

O epicentro foi localizado no limite dos municípios pernambucanos de Caruaru e Bezerros. "Trata-se de uma área epicentral onde antes não haviam ocorrido sismos dessa magnitude. Dada a localização, próxima ao Lineamento Pernambuco, é possível que esteja ocorrendo a reativação de um trecho do mesmo, o que já aconteceu em outras localidades como Caruaru, São Caetano e Belo Jardim", atestam os pesquisadores da UFRN.

Moradores relataram para as emissoras de rádio de Caucaia e Bezerros danos materiais com o abalo sísmico.

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados